Ambev troca o site Comprafacil pela B2W

Leia em 2min 40s

A maior cervejaria do país fechou acordo com a maior empresa de comércio eletrônico do Brasil. E os acionistas controladores das duas empresas são os mesmos. A B2W, dona dos sites Americanas.com e Submarino, ganhou uma concorrência para vender em seus sites produtos de onze marcas da Ambev, como Brahma, Skol e Bohemia. A varejista Comprafacil é a responsável hoje pela venda on-line dos produtos, mas deve interromper a venda até o fim do ano, apurou o Valor.

Isso pode tornar mais delicada a situação da Comprafacil, empresa de comércio eletrônico do grupo brasileiro Hermes, que tinha no acordo com a Ambev o seu maior contrato comercial.

Dessa forma, com esse negócio fechado, a B2W, cujos controladores são os donos da Lojas Americanas, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, passa a ser a parceira da Ambev, empresa com os mesmos sócios em sua estrutura acionária. Os donos da Lojas Americanas têm 62,5% da B2W e a Ambev é controlada pela AB InBev, cujos acionistas são os brasileiros Lemann, Sicupira e Telles e ex-controladores da Interbrew.

Entre os ganhos gerados por meio de parcerias de empresas dos sócios brasileiros, o grupo de empresários tem em seus negócios, a rede de restaurantes Burger King, controlada pela 3G Capital, e que compra da Heinz, (também do trio de acionistas) os catchups que usa em seus sanduíches.

O Valor apurou com uma fonte que participou da concorrência que a B2W apresentou na proposta um percentual sobre as vendas, a ser pago à Ambev, acima da média oferecida. A empresa ainda teria a seu favor o volume de vendas em seus dois sites, os maiores em comércio on-line do país. A página de venda dos produtos ficará hospedada nos sites da B2W.

Em nota, a Ambev informa que "a concorrência foi realizada por meio de leilão eletrônico e contou com a participação de grandes players do mercado", e continua: "A escolha foi feita com base na análise de critérios técnicos, previamente divulgados. Nosso objetivo é melhorar constantemente o atendimento aos nossos clientes e esperamos que o novo fornecedor fortaleça também o nosso contato com o consumidor final".

O site de produtos da Ambev vende produtos de até R$ 8,4 mil para clientes como supermercados, bares e restaurantes e para o consumidor final. Há cerca de 100 itens à venda na página da empresa no site Comprafacil, que comercializa mesas, cadeiras e caixas térmicas, entre outros artigos. Procurado, o Comprafacil não se manifestou.

O Comprafacil enfrenta um momento delicado, com queda nas vendas e perda de mercado, após uma tentativa de venda da empresa no mês passado. Como o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor antecipou no fim de outubro, a venda do Comprafacil esbarrou no acerto do preço entre a empresa e a Nova Pontocom (Casas Bahia e Ponto Frio). A empresa somava, em outubro, dívidas de curto prazo de cerca de R$ 200 milhões e há informações no mercado de que a empresa teria iniciado um processo de restruturação interna, que passa pela redução de funcionários, como forma de cortar despesas.

No terceiro trimestre, a B2W teve alta de 22,4% na receita líquida, para R$ 1,5 bilhão, e queda no prejuízo de 14,6%, para R$ 38,6 milhões, em relação a igual período de 2012.



Veículo: Valor Econômico





Veja também

Diageo modifica portfólio da Ypióca para reposicionar marca no mercado

A Diageo, líder mundial na categoria de bebidas alcoólicas premium, deu mais um passo importante para repo...

Veja mais
Vinho gaúcho conquista mercado

Moeda americana valorizada reduz importações de bebidas e favorece venda do produto nacional   Os b...

Veja mais
Aumenta concentração nas compras de suco de laranja

Anunciada em abril, a fusão entre a britânica Gerber Emig e a holandesa Refresco acaba de ser concluí...

Veja mais
Empresa japonesa planeja aumentar sua produção de cerveja no Brasil

O fabricante de cerveja Kirin Holdings planeja investir no próximo ano cerca de R$ 350 milhões.Objetivo da...

Veja mais
Ambev conclui mudança societária

As ações da Ambev tiveram forte movimentação na bolsa na sexta-feira, no dia de conclus&atil...

Veja mais
Secretário de Inovação do Mdic visita a Serra Gaúcha para conhecer melhor a realidade do setor vitivinícola

Nelso Fujimoto veio avaliar objetivos do Modervitis, que busca dar maior competitividade à cadeia produtiva, deve...

Veja mais
Coca-Cola amplia linha de bebidas Del Valle Reserva

A Coca-Cola Brasil lança Del Valle Reserva Cranberry+Maçã, nova bebida de frutas. O néctar d...

Veja mais
Brasil Kirin traz ECCO! Energy Drink ao seu portfólio

Impressão HD com branco UV e vermelho lumiset em suas latas A Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebi...

Veja mais
Sufresh lança néctar em nova embalagem da Tetra Pak

A Sufresh, linha de néctares da WOW!Nutrition, lança a nova linha Sufresh Néctar “+Fruta +Sab...

Veja mais