A maior cervejaria do país fechou acordo com a maior empresa de comércio eletrônico do Brasil. E os acionistas controladores das duas empresas são os mesmos. A B2W, dona dos sites Americanas.com e Submarino, ganhou uma concorrência para vender em seus sites produtos de onze marcas da Ambev, como Brahma, Skol e Bohemia. A varejista Comprafacil é a responsável hoje pela venda on-line dos produtos, mas deve interromper a venda até o fim do ano, apurou o Valor.
Isso pode tornar mais delicada a situação da Comprafacil, empresa de comércio eletrônico do grupo brasileiro Hermes, que tinha no acordo com a Ambev o seu maior contrato comercial.
Dessa forma, com esse negócio fechado, a B2W, cujos controladores são os donos da Lojas Americanas, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, passa a ser a parceira da Ambev, empresa com os mesmos sócios em sua estrutura acionária. Os donos da Lojas Americanas têm 62,5% da B2W e a Ambev é controlada pela AB InBev, cujos acionistas são os brasileiros Lemann, Sicupira e Telles e ex-controladores da Interbrew.
Entre os ganhos gerados por meio de parcerias de empresas dos sócios brasileiros, o grupo de empresários tem em seus negócios, a rede de restaurantes Burger King, controlada pela 3G Capital, e que compra da Heinz, (também do trio de acionistas) os catchups que usa em seus sanduíches.
O Valor apurou com uma fonte que participou da concorrência que a B2W apresentou na proposta um percentual sobre as vendas, a ser pago à Ambev, acima da média oferecida. A empresa ainda teria a seu favor o volume de vendas em seus dois sites, os maiores em comércio on-line do país. A página de venda dos produtos ficará hospedada nos sites da B2W.
Em nota, a Ambev informa que "a concorrência foi realizada por meio de leilão eletrônico e contou com a participação de grandes players do mercado", e continua: "A escolha foi feita com base na análise de critérios técnicos, previamente divulgados. Nosso objetivo é melhorar constantemente o atendimento aos nossos clientes e esperamos que o novo fornecedor fortaleça também o nosso contato com o consumidor final".
O site de produtos da Ambev vende produtos de até R$ 8,4 mil para clientes como supermercados, bares e restaurantes e para o consumidor final. Há cerca de 100 itens à venda na página da empresa no site Comprafacil, que comercializa mesas, cadeiras e caixas térmicas, entre outros artigos. Procurado, o Comprafacil não se manifestou.
O Comprafacil enfrenta um momento delicado, com queda nas vendas e perda de mercado, após uma tentativa de venda da empresa no mês passado. Como o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor antecipou no fim de outubro, a venda do Comprafacil esbarrou no acerto do preço entre a empresa e a Nova Pontocom (Casas Bahia e Ponto Frio). A empresa somava, em outubro, dívidas de curto prazo de cerca de R$ 200 milhões e há informações no mercado de que a empresa teria iniciado um processo de restruturação interna, que passa pela redução de funcionários, como forma de cortar despesas.
No terceiro trimestre, a B2W teve alta de 22,4% na receita líquida, para R$ 1,5 bilhão, e queda no prejuízo de 14,6%, para R$ 38,6 milhões, em relação a igual período de 2012.
Veículo: Valor Econômico