O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) apresentou nesta quinta-feira uma campanha publicitária que tem como objetivo elevar o consumo de vinho nacional entre os brasileiros. Tendo como mote o slogan “Beba com Descontração”, ela será veiculada entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro nas principais redes de TV e rádio do Rio Grande do Sul, além de banners na internet. A campanha tem investimento de R$ 1 milhão, oriundo do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), com aporte de R$ 700 mil do orçamento do Ibravin e complementação de R$ 300 mil da Secretaria Estadual de Agricultura.
De acordo com o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, a ideia é começar pelo Rio Grande do Sul, por se tratar do estado com o maior consumo per capita e com o maior mercado para as vinícolas gaúchas. “Temos que ser bons em nosso próprio território para alcançar com maior facilidade o mercado do Brasil e do mundo”, afirma. A ideia é expandir a campanha para outros estados da região Sul, para o Sudeste e o Nordeste. “Temos também o objetivo de, em 2014, ampliar o repasse do Fundovitis à Ibravin para ampliar a campanha para os veículos impressos”, disse o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.
Também foram apresentados números que revelam o bom momento das vinícolas nacionais. Entre janeiro e outubro de 2013, a venda de vinhos de mesa cresceu 3,22%, enquanto os vinhos finos nacionais tiveram crescimento de 7,08%. Os espumantes também tiveram crescimento significativo, com incremento de 6,6% nas vendas. A participação do vinho nacional no mercado cresceu de 20,83% para 23,33%, enquanto o espumante foi de 69,88% para 76,76%.
Paviani acredita que os números podem ser ainda melhores, já que o consumo de espumantes costuma crescer no período de fim de ano. Para ele, os bons resultados se devem a fatores como o reconhecimento da qualidade dos produtos, a constância das safras e à ação das empresas.
Já Mainardi destacou o aumento de 25% para 50% nos repasses do Fundovitis para o Ibravin. De acordo com ele, o governo do Estado investiu, em 2013, perto de R$ 20 milhões na vitivinicultura gaúcha.
Veículo: Jornal do Comércio - RS