Diageo coloca marca de uísque à venda

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A Diageo, a maior produtora de destilados do mundo em vendas, está vendendo sua marca de uísque Whyte & Mackay para dissipar preocupações relacionadas à concorrência, que surgiram quando ela adquiriu a marca como parte da compra de uma participação na United Spirits da Índia há um ano.

O grupo listado no Reino Unido afirmou que fez a proposta em resposta ao Office of Fair Trading (OFT), que declarou que uma investigação constatou que "há uma competição substancial no varejo entre o uísque Bell, um rótulo da Diageo, e o uísque 'blended' da Whyte & Mackay".

A agência fiscalizadora disse que vários comerciantes se mostraram preocupados com a possibilidade de uma alta dos preços do uísque 'blended' engarrafado com a proposta de combinação das duas marcas.

Chris Walters, economista-chefe do OFT, disse: "Essas companhias estão entre os maiores fornecedores de uísque blended engarrafado do Reino Unido, especialmente para supermercados e outros grandes grupos varejistas... Nós concluímos que a possibilidade de uma perda de competição poderá dar lugar a preços maiores para os comerciantes e para os consumidores."

A Diageo, que é a maior fabricante de uísque escocês (scotch) do mundo, adquiriu no ano passado uma participação de 25% na companhia indiana controlada por Vijay Mallya.

A dona das marcas Johnnie Walker e Guinness já deixou claro que o objetivo maior da aquisição foi reforçar sua posição na Índia, o que significa que ela está disposta a fazer concessões no Reino Unido. No entanto, sua proposta prevê a manutenção de duas destilarias de malte.

O uísque Bell's tinha em setembro uma participação de mercado no Reino Unido, em termos de volume, de 17,4%, segundo a Nielsen. A Whyte & Mackay tinha uma participação em volume de 7,6%, segundo a International Wine and Spirits Research de Londres.

As preocupações com a competição são desencadeadas quando uma parte obtém uma participação de mercado de 25% ou mais.

Para analistas, os potenciais compradores da destilaria incluem a Bacardi e a Beam.



Veículo: Valor Econômico


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