Vinícolas dão foco nos espumantes

Leia em 1min 30s

Expectativa dos produtores do Estado é de um crescimento de 10% nas vendas da bebida para as festas deste fim de ano


As vinícolas catarinenses prometem encher as taças dos brasileiros de espumante em 2013. Com a qualidade dos produtos, os fabricantes têm uma expectativa de vender 10% a mais neste fim de ano do que em 2012. Esse diferencial leva algumas empresas a apostarem na bebida como carro-chefe de vendas.

Na vinícola Santa Augusta, de Videira, por exemplo, os espumantes representam hoje 80% do total produzido. A proprietária Taline de Nardi afirma que a vinícola fez investimentos para aumentar a produção e a expectativa é vender 40% a mais do que no ano passado.

A Villaggio Grando, em Água Doce, no Meio-Oeste, aumento a produção em 16 mil garrafas sobre 2012, o que corresponde a um aumento de 15%. O diretor comercial Guilherme Grando diz que o espumante ultrapassou, em 2013, os outros vinhos. Para ele, a produção catarinense ganha destaque no Brasil pela época da colheita.

– Aqui, as uvas são colhidas entre março e maio. Com isso, os vinhos ficam mais leves, com um sabor frutado suave e não enjoativo – diz.

Douglas Nunes Cordova, coordenador industrial da Sanjo, em São Joaquim, espera um aumento de 20% nas vendas, equivalente a 45 mil garrafas. A aposta da marca é o tipo moscatel, um estilo branco e doce que, servido gelado, agrada os brasileiros.

Altitude favorece a produção de qualidade

O diretor técnico da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos (Acavits), Saul Bianco, diz que a altitude e a temperatura levam a um ciclo mais longo de maturação das uvas, o que favorece a fabricação de vinhos mais complexos. Além da qualidade, as vinícolas apostam nos espumantes por razões econômicas:

– Os vinhos levam pelo menos três anos para chegar ao mercado. Já os espumantes podem ser vendidos com um ano de produção.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

H2OH! apresenta novo sabor, Limoneto

Versões PET de 500 ml e 1,5 L A H2OH! traz para o mercado um novo sabor da sua bebida. O H2OH! Limoneto cont&eac...

Veja mais
Diageo coloca marca de uísque à venda

A Diageo, a maior produtora de destilados do mundo em vendas, está vendendo sua marca de uísque Whyte &...

Veja mais
Microcervejarias aproveitarão eleição para buscar melhorias

As microcervejarias nacionais querem expandir sua atuação no mercado brasileiro e, para atingir esse objet...

Veja mais
Vinhos Dom Bosco Seleção tem novo rótulo

Com garrafa bordalesa na cor âmbar, ecologicamente correta, os vinhos produzidos com uvas de nota superior ganham ...

Veja mais
Nova Schin tem série de latas em homenagem ao GP do Brasil de Fórmula 1

A Brasil Kirin lança uma edição especial de latas da cerveja Nova Schin em homenagem ao Grande Pr&e...

Veja mais
Petrópolis investe R$ 2,2 bilhões no NE

A cervejaria Petrópolis vai investir cerca de R$ 2,2 bilhões no Nordeste nos próximos cinco anos. D...

Veja mais
Ibravin lança campanha para promover bebida nacional

O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) apresentou nesta quinta-feira uma campanha publicitária que tem como ob...

Veja mais
Vinícola Aurora lança seus estojos-presente de fim de ano

Maletas com vinhos ou espumantes de suas marcas consagradas, junto com taças ou decanters, estão dispon&ia...

Veja mais
Fabricantes de cachaça querem expandir as vendas

Os produtores nacionais de cachaça resolveram investir pesado na área de distribuição com o ...

Veja mais