Em Minas Gerais, adesão deve ser de 80 mil PDVs
Com as vendas em queda ao longo de todo o ano, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) resolveu radicalizar. A empresa anunciou na sexta-feira (6) a campanha "Verão Sem Aumento", que garante cerveja sem aumento de preço durante todo o verão. O objetivo é alavancar as vendas no período. Com 800 mil Pontos de Vendas (PDVs) espalhados pelo Brasil, a empresa espera que pelo menos 500 mil adotem a medida. Em Minas Gerais, seriam ao menos 80 mil dos 112 mil PDVs com o selo da campanha.
O diretor regional da Ambev para o Estado, Marcelo Abud, explica que há muitos anos a companhia aproveita a chegada do verão para reajustar os preços das cervejas, mas que este ano resolveu fazer diferente. "Nós decidimos não fazer reajustes nos preços até o Carnaval para que os estabelecimentos não repassem esse aumento e a cerveja chegue ao consumidor final sem reajuste", afirma. O movimento "Verão Sem Aumento" contempla as marcas Brahma, Antarctica e Skol em suas embalagens retornáveis e descartáveis de 300 ml, 600 ml e um litro.
Como o aumento dos preços nessa época já é uma rotina nos PDVs, a Ambev está trabalhando para conseguir que eles entrem na campanha. Todas as equipes de vendas, incluindo os supervisores de cada região, estão visitando os estabelecimentos e conscientizando sobre a importância da medida. "Não é segredo que o mercado não foi bom este ano para a indústria e isso também refletiu nos PDVs, então a iniciativa é boa para nós como indústria, para os PDVs e para o consumidor, que terá a cerveja sem aumento até o Carnaval", afirma Abud. Ele esclarece que os preços continuarão sem reajustes também durante o Carnaval.
Prejuízo - No acumulado de janeiro a setembro de 2013, a Ambev amargou queda de 3,3% na receita das vendas de cerveja na comparação com o mesmo período de 2012. Nesse mesmo intervalo, o lucro líqüido da companhia caiu 2,8% na mesma base de comparação. "Agora nós esperamos melhorar os resultados comparado ao que tivemos ao longo deste ano", diz o diretor regional da Ambev para Minas Gerais. Ele afirma também que a expectativa é de conseguir um verão de 2014 de vendas melhores que as do mesmo período deste ano.
A expectativa da companhia é ter, até 15 de dezembro, 500 mil PDVs participando da campanha em todo o Brasil. Esse número representa 70% do total de 800 mil pontos que a empresa conta no país. Em Minas Gerais, são 112 mil estabelecimentos e a expectativa é de que 80 mil possam aderir. "Belo Horizonte é uma praça pioneira na campanha. Só a cidade conta com 20 mil PDVs e já estamos trabalhando para eles aderirem", informa Abud.
Além dos bares, participam da ação restaurantes, casas noturnas, supermercados e lanchonetes. Os estabelecimentos participantes vão ganhar o selo "Verão Sem Aumento" - um adesivo que identificará a adesão ao projeto.
Veículo: Diário do Comércio - MG