Nestlé recebe multa por maquiar produtos

Leia em 1min 30s

As empresas Nestlé e a Dairy Partners Brasil foram multadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em R$ 94.580. Elas foram acusadas pelo crime de maquiagem de produto, ou seja, redução da quantidade ofertada sem a devida informação ao consumidor.

 

De acordo com informações de uma nota técnica do departamento, as duas empresas diminuíram a quantidade das bebidas lácteas Molico Batido (de 950 g para 850 g), Molico Polpa de Fruta (de 950 g para 850 g e de 190 g para 170 g) e Neston 3 Cereais (de 1.000 g para 900 g e de 200 g para 180 g) sem alertar o consumidor da redução devidamente.

 

A Dairy, também multada, é a responsável pela produção das bebidas, que levam a marca Nestlé.

 

"Vislumbra-se uma frustração à legítima expectativa dos consumidores acostumados a adquirir aqueles determinados produtos em quantidades que melhor satisfaçam os mais variados segmentos ou necessidades de consumo. A ausência de ostensividade na informação acerca da alteração quantitativa, em letras de tamanho reduzido e sem destaque, configura infração", afirma a nota.

 

Outro lado

 

A empresa afirmou que não foi intimada oficialmente da decisão e que recorrerá assim que for informada.

 

Em sua defesa no processo, as empresas alegaram terem feito "ampla divulgação aos consumidores, por meio de cartazes colocados nos pontos de venda de todo Brasil, informando de maneira clara e precisa as mudanças havidas nos produtos em questão, bem como, da comunicação de tal fato aos consumidores através de promotores de venda".

 

Veículo: DCI


Veja também

Venerável alma do arroz

  Se sua cultura de saquê é restrita, vai se surpreender com a história do Kassen. Ele é...

Veja mais
Fabricante procura ter garrafas para todas as ocasiões

Os fabricantes de bebidas compartilham hoje metas comuns. Os produtores de cerveja buscam desenvolver embalagens que se ...

Veja mais
Coca-Cola

A Coca-Cola vai ressuscitar a garrafa retornável. Ela, porém, não será de vidro como an...

Veja mais
Rótulo irregular 'engana' o consumidor

Cerveja sem álcool tem álcool, mas os rótulos das embalagens ignoram essa informação....

Veja mais
Refrescante

A Schincariol se prepara para o verão. A aposta será uma cerveja com sabor de menta, a primeira vers&atild...

Veja mais
Empresas investem em chope sem álcool

A Lei Seca, que intensificou a fiscalização a motoristas, e começa a provocar mudanças nos h...

Veja mais
Super 8 chega do Sul. No Rio, mais novidades

Para comemorar um ano de existência, a microcervejaria gaúcha Whitehead lançou a Super 8, barley win...

Veja mais
Femsa acompanha AmBev e lança chope sem álcool

Começa a ser vendido amanhã o chope sem álcool da Femsa, com a marca Sol. O Chope sem Álcool...

Veja mais
Salute! Nosso vinho tem mercado...

O consumo de produtos de origem brasileira ainda é pequeno, mas apresenta boas perspectivas para o futuro Por Al...

Veja mais