Suntory compra a americana Beam por US$ 16 bilhões

Leia em 2min 30s

A Beam, fabricante de destilados americanos clássicos como os bourbons Jim Beam e Maker's Mark, aceitou ser comprada pela japonesa Suntory. O negócio envolve US$ 13,62 bilhões e criará a terceira maior empresa mundial de destilados de alta qualidade. As empresas situaram o valor do negócio em cerca de US$ 16 bilhões, incluindo dívidas.

A Suntory pretende custear a operação com seu caixa e um financiamento já totalmente empenhado do Bank of Tokyo-Mitsubishi. Os conselhos de administração das duas empresas aprovaram por unanimidade a transação, que deverá se concretizar definitivamente no segundo trimestre. O negócio ainda precisa ser aprovado pelos acionistas da Beam.

A Suntory vai pagar US$ 83,50 por ação, um ágio de 25% sobre o preço dos papéis da Beam na sexta-feira, de US$ 66,97. As concorrentes da Suntory no setor destilados são a britânica Diageo e a francesa Pernod Ricard.

As ações da Beam subiram 24% ontem, após o anúncio da aquisição. A companhia resultante da fusão terá mais de US$ 4,3 bilhões em vendas anuais. O negócio é mais uma da série de aquisições de marcas de bebidas alcoólicas efetuadas nos últimos anos. Em 2013 a AB InBev comprou mais 50% da cervejaria mexicana Modelo por US$ 20,1 bilhões.

A aquisição também ocorre numa época em que o gosto por bourbon - um tipo de uísque americano feito principalmente de milho e geralmente destilado no Estado de Kentucky - continua a crescer, nos Estados Unidos e em outros países. Nos EUA, o volume de vendas do Bourbon e de uísques do Estado do Tennessee como o Jack Daniels aumentou 26% nos últimos dez anos, segundo a associação Distilled Spirits Council. As exportações de uísques americanos cresceram para US$ 1 bilhão em 2013, mais que o dobro do valor obtido há uma década.

A demanda está tão sólida que a Beam chegou a estudar no ano passado a possibilidade de reduzir o teor de álcool da Maker's Mark devido à escassez de oferta. A empresa abandonou a ideia após reação contrária dos fãs do sofisticado bourbon. "Estamos basicamente passando por um renascimento mundial do uísque", disse Frank Coleman, porta-voz do Distilled Spirits Council.

A Suntory e a Beam já tinham um relacionamento comercial. A japonesa distribui produtos da Beam no Japão. A Suntory tem uma carteira de destilados como os uísques Yamazaki e o Hakushi, bem como o licor Midori e outras bebidas. De sua parte, a Beam, com sede em Illinois, distribui os produtos da Suntory em Cingapura e em outros mercados asiáticos.

O presidente da Suntory, Nobutada Saji, disse em nota que a aquisição ajudará a Suntory a expandir seu crescimento mundial. Nos últimos anos a empresa também comprou a fabricante francesa de bebidas Orangina Schweppes e as bebidas Lucozade e Ribena, da GlaxoSmith Kline.

Clarkson Hine, porta-voz da Beam, disse que, por enquanto, a transação gerará poucas mudanças. A Beam havia sido desmembrada do conglomerado Fortune Brands, como empresa independente de destilados em 2011. "Nada muda", disse Hine. A Suntory quer que a Beam "continue a fazer o que estamos fazendo".




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ambev faz campanha para lucrar no verão

Campanha “Verão sem Aumento” já teve adesão de mais de 500 mil pontos de venda no pa&ia...

Veja mais
Suntory compra dona do uísque Jim Beam e vira 3ª em destilados

O grupo japonês Suntory fechou acordo para comprar a fabricante de bebidas americana Beam, dona da marca de u&iacu...

Veja mais
Monster pode voltar ao radar da Coca-Cola

Mesmo depois de ter ficado US$ 3 bilhões mais cara em dois anos, a Monster Beverage ainda pode ser um alvo cobi&c...

Veja mais
CervBrasil segue otimista com o setor de bebidas

O que se comenta no mercado é que as vendas da cerveja já estão bem aquecidas neste início d...

Veja mais
Biólogo búlgaro cria café 'longa vida'

Já imaginou tomar um café coado há vários dias ou meses? Soa estranho, mas pode se tornar re...

Veja mais
Ambev diz que campanha 'Verão Sem Aumento' supera meta

A fabricante de bebidas Ambev informou, por meio de nota, que superou a meta de adesão de cerca de 500 mil pontos...

Veja mais
Constellation eleva projeção com alta das vendas de cerveja

Fabricante elevou sua projeção anual de lucro devido ao efeito positivo das vendas das cervejas Corona e M...

Veja mais
Bebida cria edição especial com garrafas únicas e numeradas

Com seu design minimalista, a garrafa da Absolut é reconhecida como um marco das embalagens.De tempos em tempos, ...

Veja mais
Setor cervejeiro turbina lançamentos

Objetivo é dar a volta por cima e reverter a diminuição do consumo, ocorrida no ano passado O bras...

Veja mais