A Beam, fabricante de destilados americanos clássicos como os bourbons Jim Beam e Maker's Mark, aceitou ser comprada pela japonesa Suntory. O negócio envolve US$ 13,62 bilhões e criará a terceira maior empresa mundial de destilados de alta qualidade. As empresas situaram o valor do negócio em cerca de US$ 16 bilhões, incluindo dívidas.
A Suntory pretende custear a operação com seu caixa e um financiamento já totalmente empenhado do Bank of Tokyo-Mitsubishi. Os conselhos de administração das duas empresas aprovaram por unanimidade a transação, que deverá se concretizar definitivamente no segundo trimestre. O negócio ainda precisa ser aprovado pelos acionistas da Beam.
A Suntory vai pagar US$ 83,50 por ação, um ágio de 25% sobre o preço dos papéis da Beam na sexta-feira, de US$ 66,97. As concorrentes da Suntory no setor destilados são a britânica Diageo e a francesa Pernod Ricard.
As ações da Beam subiram 24% ontem, após o anúncio da aquisição. A companhia resultante da fusão terá mais de US$ 4,3 bilhões em vendas anuais. O negócio é mais uma da série de aquisições de marcas de bebidas alcoólicas efetuadas nos últimos anos. Em 2013 a AB InBev comprou mais 50% da cervejaria mexicana Modelo por US$ 20,1 bilhões.
A aquisição também ocorre numa época em que o gosto por bourbon - um tipo de uísque americano feito principalmente de milho e geralmente destilado no Estado de Kentucky - continua a crescer, nos Estados Unidos e em outros países. Nos EUA, o volume de vendas do Bourbon e de uísques do Estado do Tennessee como o Jack Daniels aumentou 26% nos últimos dez anos, segundo a associação Distilled Spirits Council. As exportações de uísques americanos cresceram para US$ 1 bilhão em 2013, mais que o dobro do valor obtido há uma década.
A demanda está tão sólida que a Beam chegou a estudar no ano passado a possibilidade de reduzir o teor de álcool da Maker's Mark devido à escassez de oferta. A empresa abandonou a ideia após reação contrária dos fãs do sofisticado bourbon. "Estamos basicamente passando por um renascimento mundial do uísque", disse Frank Coleman, porta-voz do Distilled Spirits Council.
A Suntory e a Beam já tinham um relacionamento comercial. A japonesa distribui produtos da Beam no Japão. A Suntory tem uma carteira de destilados como os uísques Yamazaki e o Hakushi, bem como o licor Midori e outras bebidas. De sua parte, a Beam, com sede em Illinois, distribui os produtos da Suntory em Cingapura e em outros mercados asiáticos.
O presidente da Suntory, Nobutada Saji, disse em nota que a aquisição ajudará a Suntory a expandir seu crescimento mundial. Nos últimos anos a empresa também comprou a fabricante francesa de bebidas Orangina Schweppes e as bebidas Lucozade e Ribena, da GlaxoSmith Kline.
Clarkson Hine, porta-voz da Beam, disse que, por enquanto, a transação gerará poucas mudanças. A Beam havia sido desmembrada do conglomerado Fortune Brands, como empresa independente de destilados em 2011. "Nada muda", disse Hine. A Suntory quer que a Beam "continue a fazer o que estamos fazendo".
Veículo: Valor Econômico