As vinícolas de Santa Catarina já podem comemorar: esta deverá ser uma das melhores safras de uva no Estado para os vinhos de altitude. O calor intenso do início do ano e o frio acentuado do último inverno colaboraram para o resultado. A variação térmica significa mais açúcar nas uvas e vinhos de melhor qualidade.
Para comemorar a boa safra e o início da colheita, a Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) irá realizar no próximo fim de semana a primeira edição da Vindima de Altitude de Santa Catarina, que vai celebrar o início da colheita e comemorar a boa safra. Os vinhedos de Santa Catarina ficam localizados nos pontos mais altos do Estado, acima de 1,2 mil metros de altitude. A Acavitis conta com 28 associados e pelo menos 18 deles já produzem vinhos.
O engenheiro agrônomo Saul Bianco, diretor de comunicação da Acavitis, diz que o ano foi atípico. Apesar de ter prejudicado o setor em algumas áreas – principalmente em regiões mais baixas –, o resultado em geral será de vinhos com qualidade excepcional.
De acordo com Bianco, o calor atípico foi bom para as parreiras. A temperatura elevada permite que as plantas sintetizem melhor os aromas – o calor também levou a uma pequena antecipação da colheita, de cerca de duas semanas. Com a uva mais carregada de açúcares e pouco menos acidez, a expectativa é que o setor produza vinhos muito bem equilibrados.
Veículo: Diário Catarinense