Dados preliminares do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, mostram que a produção de cerveja no país disparou para 1,193 bilhão de litros em março, alta de 23,4% ante os 967,398 milhões de litros fabricados no mesmo mês de 2013. Além de vendas mais aquecidas no período pelas altas temperaturas, o desempenho foi influenciado também pela realização do Carnaval em março deste ano e pela renovação de estoques pós-evento. Na comparação com fevereiro, houve queda de 3,1%, já que o abastecimento para o Carnaval deste ano aconteceu justamente em fevereiro.
No primeiro trimestre, a produção da bebida soma 3,719 bilhões de litros, 10,5% a mais do que os 3,365 bilhões de litros de janeiro a março de 2013.
Em refrigerantes, o Sicobe aponta uma fabricação de 1,332 bilhão de litros em março, alta de 0,5% ante os 1,325 bilhão de litros do mesmo mês de 2013. Na comparação com fevereiro, houve aumento de 1% na produção de refrigerantes. No ano até março, a fabricação da bebida acumula alta de 2,3%, passando de 3,920 bilhões de litros para 4,011 bilhões de litros.
Ontem o governo federal publicou em portaria no "Diário Oficial da União" o reajuste no redutor que define a tributação de IPI, PIS e Cofins para cervejas, refrescos, isotônicos e energéticos. A medida estava prevista, pois o aumento que deveria ter sido implantado em outubro de 2013 tinha sido postergado para ontem, em atendimento ao pleito do setor, devido às vendas fracas no ano passado. Entretanto, havia uma expectativa de que o governo poderia adiar novamente, já que as variáveis macroeconômicas que impulsionam as vendas das bebidas não melhoraram desde então.
Veículo: Diário do Comércio - MG