Cervejas para a comilança da Páscoa

Leia em 2min 40s

Quando se inagina as refeições tradicionais de Páscoa, o primeiro pensamento que nos ocorre é de pratos de bacalhau e peixes acompanhados de vinhos brancos e de carnes com vinho tinto e finalizados com os ovos de chocolate. Entretanto, existem opções de cerveja que podem ser harmonizadas com todos estes tipos de pratos.

Varejista especializada na sua venda a The Beer Planet (www.thebeerplanet.com.br) orienta os consumidores na escolha adequada que pode resultar em uma surpresa.

O sommelier José Augusto Padilha explica que para o almoço ou jantar da Sexta-feira Santa, quando tradicionalmente só se consome peixes e frutos do mar, há a cerveja batizada Colomba Brasserie Pietra, feita à base de trigo e que contém em sua composição arbustos típicos da floresta dos Maquis, localizada na Córsega, França. O teor alcoólico é de 5%.

Para quem gosta de continuar a beber com a sobremesa, a opção é a Delirium Red é a mistura perfeita entre acidez e dulçor. A coloração é vermelha intensa e o aroma remete a frutas vermelhas e amêndoas. O teor alcoólico sobe para 8,5%.

O especialista acrescenta que há boas opções de cerveja para os que gostam de apreciar chocolates acompanhados da bebida. Proveniente da Inglaterra, a Batemans Mocha é uma cerveja artesanal que leva em sua fórmula café arábica, maltes torrados e chocolate belga. Tem 6% de teor alcoólico e é do estilo Old Ale.

Ela apresenta coloração marrom escura e tem sabor amargo de café com chocolate. Ao beber esta variedade, a sensação é de estar tomando um achocolatado em forma de cerveja, diz Padilha. Já a Old Tom Chocolate é uma bebida desenvolvida especialmente pelo famoso chocolatier Simon Dunn.

Proveniente da Inglaterra, ela é do estilo “mild” com cor avermelhada, pouca espuma e chocolate na receita. O sabor é perfeitamente equilibrado entre o frescor do lúpulo, o malte torrado e o chocolate. Apresenta 6% de teor alcoólico.

A norte-americana Rogue Mocha é elaborada ao estilo Robust Porter com 6% de álcool. O amargor é bastante forte e a cor preta avermelhada. O sabor é tostado de café, adocicado, aveludado e com final seco.

Outra cerveja inglesa que combina bem com chocolates de teor amargo é a inglesa Young´s Double Chocolate. Os especialistas a descrevem como parte do grupo Sweet Stout (doce amarga) e tem moderado nível de amargor. Com 5,2% de teor alcoólico, o aroma e sabor de chocolate são bastante pronunciados e equilibrados por uma sensação seca e amarga bem leve.
Contém chocolate amargo e essência de chocolate na receita. Os especialistas a classificam como praticamente um ovo de Páscoa engarrafado.

Os chocolates escuros e amargos contam com um bom conceito atualmente, pois nutricionistas têm exaltado suas propriedades benéficas à saúde, especialmente ao coração. Incorporados à cerveja, eles proporcionam uma sensação de amargor na boca que não desagrada o paladar.

A norte-americana North Coast Old Rasputin é uma cerveja artesanal produzida no estilo Russian Imperial Stout. T em sabor torrado com chocolate, café e final bastante amargo. Seu teor alcoólico é de 9%.

A brasileira Schorstein Imperial Stout é do mesmo estilo que a Rasputin. Tem amargor alto e 8% de teor alcoólico. É adocicada e encorpada com aromas torrados de chocolate, café e caramelo. A coloração é preta, turva e tem boa espuma.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Bacardi está em busca de um novo CEO mundial

A Bacardi está à procura de um novo executivo-chefe, depois de Ed Shirley ter decido deixar o cargo que oc...

Veja mais
Coca-Cola Femsa inicia atividades do novo CD em Sumaré

A fabricante de bebidas Coca-Cola Femsa começou hoje as operações do novo Centro de Distribui&ccedi...

Veja mais
Ambev promete manter tabela durante a Copa

A fabricante de bebidas Ambev anunciou na sexta-feira que não irá reajustar o preço de suas cerveja...

Veja mais
Setor de vinhos comemora período positivo

Os vinhos, devido à diversidade de tipos e fácil harmonização, se tornaram elementos indispe...

Veja mais
Cerveja | Preço diminui na fábrica

O preço da cerveja vem recuando desde novembro na porta de fábrica. No entanto, a bebida tem ficando mais ...

Veja mais
Produção de cerveja cresce 23,4% em março

Dados preliminares do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, mostram que...

Veja mais
Vinícolas de SC comemoram safra excelente

As vinícolas de Santa Catarina já podem comemorar: esta deverá ser uma das melhores safras de uva n...

Veja mais
Decisão sobre tributos de refrigerantes foi sábia, diz Abir

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alco&...

Veja mais
Indústria de bebidas não vai absorver aumento de impostos

Segundo o governo, preço da cerveja deve subir 0,4%O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e d...

Veja mais