Quando se inagina as refeições tradicionais de Páscoa, o primeiro pensamento que nos ocorre é de pratos de bacalhau e peixes acompanhados de vinhos brancos e de carnes com vinho tinto e finalizados com os ovos de chocolate. Entretanto, existem opções de cerveja que podem ser harmonizadas com todos estes tipos de pratos.
Varejista especializada na sua venda a The Beer Planet (www.thebeerplanet.com.br) orienta os consumidores na escolha adequada que pode resultar em uma surpresa.
O sommelier José Augusto Padilha explica que para o almoço ou jantar da Sexta-feira Santa, quando tradicionalmente só se consome peixes e frutos do mar, há a cerveja batizada Colomba Brasserie Pietra, feita à base de trigo e que contém em sua composição arbustos típicos da floresta dos Maquis, localizada na Córsega, França. O teor alcoólico é de 5%.
Para quem gosta de continuar a beber com a sobremesa, a opção é a Delirium Red é a mistura perfeita entre acidez e dulçor. A coloração é vermelha intensa e o aroma remete a frutas vermelhas e amêndoas. O teor alcoólico sobe para 8,5%.
O especialista acrescenta que há boas opções de cerveja para os que gostam de apreciar chocolates acompanhados da bebida. Proveniente da Inglaterra, a Batemans Mocha é uma cerveja artesanal que leva em sua fórmula café arábica, maltes torrados e chocolate belga. Tem 6% de teor alcoólico e é do estilo Old Ale.
Ela apresenta coloração marrom escura e tem sabor amargo de café com chocolate. Ao beber esta variedade, a sensação é de estar tomando um achocolatado em forma de cerveja, diz Padilha. Já a Old Tom Chocolate é uma bebida desenvolvida especialmente pelo famoso chocolatier Simon Dunn.
Proveniente da Inglaterra, ela é do estilo “mild” com cor avermelhada, pouca espuma e chocolate na receita. O sabor é perfeitamente equilibrado entre o frescor do lúpulo, o malte torrado e o chocolate. Apresenta 6% de teor alcoólico.
A norte-americana Rogue Mocha é elaborada ao estilo Robust Porter com 6% de álcool. O amargor é bastante forte e a cor preta avermelhada. O sabor é tostado de café, adocicado, aveludado e com final seco.
Outra cerveja inglesa que combina bem com chocolates de teor amargo é a inglesa Young´s Double Chocolate. Os especialistas a descrevem como parte do grupo Sweet Stout (doce amarga) e tem moderado nível de amargor. Com 5,2% de teor alcoólico, o aroma e sabor de chocolate são bastante pronunciados e equilibrados por uma sensação seca e amarga bem leve.
Contém chocolate amargo e essência de chocolate na receita. Os especialistas a classificam como praticamente um ovo de Páscoa engarrafado.
Os chocolates escuros e amargos contam com um bom conceito atualmente, pois nutricionistas têm exaltado suas propriedades benéficas à saúde, especialmente ao coração. Incorporados à cerveja, eles proporcionam uma sensação de amargor na boca que não desagrada o paladar.
A norte-americana North Coast Old Rasputin é uma cerveja artesanal produzida no estilo Russian Imperial Stout. T em sabor torrado com chocolate, café e final bastante amargo. Seu teor alcoólico é de 9%.
A brasileira Schorstein Imperial Stout é do mesmo estilo que a Rasputin. Tem amargor alto e 8% de teor alcoólico. É adocicada e encorpada com aromas torrados de chocolate, café e caramelo. A coloração é preta, turva e tem boa espuma.
Veículo: Diário do Comércio - SP