Pão de Açúcar lança projeto "Vinhos Brasileiros Premiados" que possibilitará a pequenas vinícolas comercializarem seus rótulos na rede
A partir da segunda quinzena de junho ficará mais fácil para os apreciadores de rótulos produzidos na serra gaúcha por prestigiadas vinícolas boutiques, encontrar seu exemplar favorito em outras cidades. O Pão de Açúcar, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), está lançando o projeto "Vinhos Brasileiros Premiados", que consiste em oferecer oportunidades especiais e adequadas à realidade das pequenas e médias vinícolas gaúchas de comercializarem produtos em lojas selecionadas da rede de supermercados.
Neste primeiro momento, integram a iniciativa: Pizzato, Don Guerino, Perini e Lídio Carraro, totalizando aproximadamente 25 rótulos, entre vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, que estarão à venda de R$ 29 a R$ 59. Juntas, essas marcas colecionam prêmios e são reconhecidas tanto no Brasil, quanto no exterior, pela excelente relação custo x benefício e criterioso cuidado na preparação da bebida.
"O Pão de Açúcar é uma rede pioneira e empenhada no fomento da cultura sobre vinhos no Brasil e, para nós, é motivo de orgulho contar com a presença de quatro respeitadas e importantes vinícolas em nosso sortimento", comenta Carlos Cabral, enófilo e consultor de vinhos do Pão de Açúcar.
A iniciativa integra o compromisso firmado por varejistas, como o Pão de Açúcar, e o Ibravin de fomentarem o consumo de vinhos no Brasil, aumentando de 1,8 litros per capita de consumo anual para 2,3 litros em 2015. "Queremos ainda quebrar o paradigma de qualidade do vinho brasileiro, mostrando aos nossos clientes que o Brasil produz vinhos bons e competitivos com rótulos internacionais", comenta Luiz Antonio Torres, Gerente Comercial do GPA. "Há muita desinformação sobre vinhos brasileiros no mercado. É uma oportunidade de mostrar numa grande rede a qualidade dos nossos vinhos, já reconhecidos com mais de três mil medalhas em concursos importantes", completa o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo.
O Gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, explica que a ação com o Pão de Açúcar é centrada em três eixos, ao qualificar o atendimento, aumentar a variedade de rótulos e reforçar a qualidade dos produtos brasileiros. "Estamos proporcionando mais informação para quem atua na ponta, perto do consumidor, intermediando a entrada de vinícolas de pequeno e médio porte e exaltando a qualidade dos nossos produtos com o projeto Vinhos Brasileiros Premiados", informa. Bertolini lembra que a ideia da parceria surgiu no início deste ano, após visita de Cabral e a equipe comercial do GPA à região da Serra Gaúcha.
Para que fosse possível a existência do "Vinhos Brasileiros Premiados", foi calculada uma quantidade de lojas que atendesse a produção das vinícolas participantes, levando em consideração a realidade de cada uma. Assim, será possível não apenas garantir abastecimento regular dos supermercados, como trazer aos clientes rótulos mais especiais e de safras limitadas. Participam da fase inicial do projeto 30 lojas, sendo 27 na grande São Paulo, uma em Brasília (Lago Sul), uma no Rio de Janeiro (Leblon) e outra em Fortaleza (Náutico). Além disso, o GPA forneceu consultoria em assuntos logísticos e financeiros e treinou 80 Atendentes de Vinhos da rede para se familiarizem com os rótulos e as vinícolas.
Contribuirão ainda para o sucesso do projeto, o material de comunicação especial elaborado pelo Ibravin no ponto de venda (contendo informações sobre as quatro vinícolas participantes) e as mini confrarias realizadas pelos Atendentes em lojas, gerando degustação e conhecimento dos rótulos. Nas próximas semanas serão realizadas ainda promoções especiais e entrega de brindes, tendo como gancho o inverno - os meses de junho e julho vendem 60% mais vinhos no Pão de Açúcar do que a média dos demais meses.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Pão de Açúcar