Enquanto alguns setores consideraram fraco o desempenho do primeiro semestre, para outros, como o vitivinícola, o período foi de aumento nas vendas, em especial as para o Exterior. O valor das exportações do Wines of Brazil, programa da Apex-Brasil e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que promove a bebida nacional no Exterior, alcançou a marca de US$ 6,3 milhões nos primeiros seis meses deste ano, ante US$ 1,58 milhão de janeiro a junho de 2013.
Na lista dos importadores, o primeiro lugar do pódio fica com o Reino Unido, com US$ 1,56 milhão, seguido por Bélgica (US$ 1,16 milhão) e Alemanha (US$ 730 mil). Juntos, esses três mercados responderam por 55% das exportações do setor.
E, dentro desses números, quem comemorou mesmo foi a gaúcha Cooperativa Vinícola Aurora, que está no topo do ranking do Wines of Brazil, com 39% das vendas de vinho brasileiro ao mercado externo, fechando o semestre com faturamento de US$ 2,43 milhões. Segundo a empresa, isso representa alta de 670% em relação ao faturamento de US$ 315,6 mil com as exportações realizadas no mesmo período do ano passado.
Alívio para os estoques
O frio mais intenso nesses últimos dias animou os lojistas no Estado. De acordo com levantamento realizado pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), os meses de junho e julho geraram excesso de estoques, em decorrência da Copa e da ausência do frio rigoroso.
– As baixas temperaturas vão contribuir muito para vender os produtos que estão parados nas lojas. Julho deve fechar com 8,5% acima do que o mesmo período de 2013 – prevê Vilson Noer, presidente da AGV.
R$ 100 milhões é o valor investido pela AES Sul em 118 municípios gaúchos no primeiro semestre. Segundo a concessionária, R$ 56 milhões foram para manutenção e modernização da rede de distribuição. A previsão é investir até dezembro outros R$ 100 milhões.
Veículo: Zero Hora - RS