Aproximadamente 1 milhão de pessoas poderá degustar rótulos e aprender sobre a bebida elaborada no Brasil
O Instituto Brasileiro do Vinho (ibravin) participa este ano do Epcot International Food & Wine Festival, que ocorre anualmente no parque Epcot, na Disney e se estenderá por 53 dias, desde última sexta-feira (19) até 10 de novembro. O festival tem representantes de 25 países e a presença do Brasil está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Em um quiosque em formato especial, caraterizado com mensagens sobre o Brasil, serão vendidas porções de alimentos inspirados na culinária nacional, além de cervejas, cachaça e vinhos brasileiros elaborados por empresas participantes do projeto Wines of Brasil (o espumante Monte Paschoal Tannat Reserve e o vinho Aurora Carnaval Sparkling Moscato). Os rótulos também serão vendidos em garrafas na loja The Cellar, no pavilhão central do festival. O Wines of Brasil é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Apex-Brasil.
O embaixador dos vinhos brasileiros nos Estados Unidos, Daniel Marquez, afirma que a ação deverá impactar positivamente na imagem dos produtos no mercado americano. "Os vinhos brasileiros serão potencialmente degustados por quase um milhão de pessoas. Esta vitrine irá refletir positivamente também na imagem do vinho brasileiro tanto mercado americano quanto no brasileiro ", acredita.
No dia 28 de setembro, Marquez fará uma apresentação institucional do Wines of Brasil em um seminário no qual destacará os dados mais importantes do setor, as regiões produtoras e as características dos vinhos elaborados no Brasil. No seminário, o público poderá degustar, além do espumante Monte Paschoal Tannat Reserve e do vinho Aurora Carnaval Sparkling Moscato, o espumante Casa Valduga Brut 130.
"Apresentar o seminário do Wines of Brasil dentro deste evento é uma grande oportunidade para ensinar ao mundo que o Brasil também é capaz de produzir vinhos de alta qualidade. Os top chefs, sommeliers e outros formadores de opinião dos EUA e do panorama internacional estarão nos observando", afirma Marquez.
Outras atividades serão desenvolvidas pela Apex para promover o país, como apresentações culturais, uma aula de culinária e a participação de um chef brasileiro em um jantar para mil convidados.
Alguns números do Epcot International Food & Wine Festival de 2013
- mas de 300 rótulos de vinhos apresentados
- mais de 70 tipos de pratos de diversos países
- mais de 300 seminários sobre vinho e cerveja
- 33 mil garrafas de vinho e cerveja são consumidos
- 300 mil taças de vinho são degustadas
- 100 mil porções de sobremesas são consumidas
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ibravin