A marca de cerveja mexicana Corona foi eleita pela consultoria BrandZ como a mais valiosa da América Latina. Aponta o estudo que em segundo lugar está a brasileira Skol, da AB-Inbev, seguida pela varejista chilena Falabella.
De acordo com o estudo, a marca mexicana somou valor de US$ 8 bilhões. E do ranking das 10 marcas, 5 são cervejas, 2 são do setor de varejo, 2 são operadoras de telecomunicações e 1 é instituição financeira.
No ranking das marcas mais valiosas no Brasil, a Skol é seguida de Bradesco e Brahma. O estudo apontou ainda que o valor total das 50 marcas mais valiosas teve uma queda de 4,5% em comparação com 2013, passando de US$ 135,3 bilhões para US$ 129,2 bilhões. Houve crescimento, no entanto, nos setores de cerveja (13%), alimentação (21%) e varejo (14%). A explicação da BrandZ para o avanço em setores específicos foram as estratégias das redes em atingir a demanda crescente da classe média na América Latina.
Brasileiras
Na análise de marcas dentro do mercado brasileiro, o banco Bradesco ficou em segundo lugar, atrás da Skol. Na sequência aparecem a Brahma, Itaú, Petrobras, Sadia, Natura, Antarctica, Ipiranga e Bohemia.
De acordo com a consultoria, as marcas mexicanas têm a maior proporção no valor total do ranking, com a sua contribuição passando de 29% para 33% no ano passado, liderada pela boa performance das marcas de cerveja, operadoras de telecomunicação, varejo e instituições financeiras.
A proporção das marcas brasileiras caiu de 28% para 24%. O Chile aumentou sua contribuição de 19% para 20%. A Colômbia (16%) e o Peru (4%) mantiveram suas posições - com maiores contribuições das instituições financeiras na Colômbia e cervejas no Peru. Já na Argentina (1%) a contribuição é impulsionada pela petroleira YPF.
Veículo: DCI