A produção de cervejas no Brasil apresentou recuo de 6,4% em setembro sobre um ano antes, afirmou a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil). No mês passado, foram produzidos 1.058 bilhão de litros de cerveja.
Segundo a entidade, a produção de setembro derrubou em 2,1% o resultado do terceiro trimestre na comparação anual. Em relação ao segundo trimestre do ano, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, o volume registrou recuo de 11,1%.
O balanço da CervBrasil apontou ainda que a produção anual de cerveja foi de 13,5 bilhões de litros em 2013, 13,7 bilhões de litros em 2012 e 13,3 bilhões de litros em 2011.
Para o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni, um dos motivos para a redução foi o aumento tributário - do Decreto 8.115, do multiplicador usado para calcular o IPI e o PIS/Cofins de bebidas frias. "A maior tributação, atrelada às questões de desvalorização do real frente ao dólar, ampliam o desafio do setor neste último trimestre", disse ele. Petroni lembra ainda que o período de festas de fim de ano e o verão devem aumentar a média de produção. No entanto, para ele, o fator sazonalidade pode não ser suficiente para compensar as pressões negativas.
Veículo: DCI