Toda a tradição de mais 420 anos da cervejaria alemã Hofbrauhaus vai chegar a Belo Horizonte ainda este ano. Trazida ao Brasil pela iniciativa dos sócios Henrique Rocha, Bruno Vinhas e Francisco Vidigal, a marca será comercializada em um restaurante que está em construção no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da Capital. Os empresários não falam em investimento e nem abrem números sobre expectativas, mas garantem que estão otimistas com a construção da casa que promete reproduzir com fidelidade a cultura alemã.
De acordo com um dos sócios, Bruno Vinhas, a cervejaria foi criada em Munique, na Alemanha, há 426 anos e hoje pertence ao governo de Baviera. Ele explica que os principais diferenciais da marca são a tradição e também a qualidade do produto. "A cervejaria foi uma das criadoras da Oktoberfest e sua bebida é produzida de acordo com a lei de pureza alemã, então não tem aditivos", afirma.
A Hofbrauhaus oferece vários tipos de cerveja, sendo quatro de mais sucesso. Uma delas é a Lager, cujo o sabor é semelhante às cervejas brasileiras. Há ainda a Weisse, que é de trigo e tem a cor mais turva; a Dunkel, que é escura e se diferencia por não ser tão amarga e a Oktoberfest, que só é vendida na época da festa. Segundo Vinhas, a cervejaria ainda oferece pelo menos outras 12 cervejas artesanais, cujos lançamentos são sazonais.
Além da Alemanha, a marca já está presente nos Estados Unidos, na China e na Austrália. A cervejaria de Belo Horizonte será a primeira do Brasil. De acordo com o empresário, além de o fato de ser a cidade onde os sócios moram, a capital mineira apresenta muito potencial para esse mercado. "Começamos a negociar com a marca em 2007 e, naquela época, a cultura cervejeira ainda era incipiente por aqui. Mas Belo Horizonte mostrava potencial, principalmente por ser conhecida como a capital dos bares", diz.
A cervejaria vai funcionar com o conceito brewpub, que alia a fabricação da cerveja no mesmo espaço onde são servidos os pratos do restaurante. Além das cervejas, a casa também vai oferecer pratos típicos da Alemanha e outros "tropicalizados", conforme conceitua o sócio Henrique Rocha. Segundo ele, entre os pratos de destaque estão o joelho de porco, as diversas versões da salsicha, a salada de batatas e o chucrute.
Os sócios também estão investindo no ambiente da cervejaria, a fim de deixá-la com o conceito alemão. "Estamos trabalhando para trazer um ambiente e uma experiência alemã para os clientes. Na Alemanha, todo dia é dia Oktoberfest, então queremos reproduzir esse ambiente descontraído", afirma.
Vinhas admite que o cenário econômico não é convidativo e acredita que a crise pode impactar o negócio. Mas ainda assim ele afirma que os sócios estão otimistas e acreditam no sucesso do empreendimento. Ele destaca que há a possibilidade de expansão da marca para outras cidades no Brasil, mas que primeiro é preciso testar o mercado no país.
Veículo: Diário do Comércio - MG