Proibida venda de polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit em Natal

Leia em 1min 40s

                                    Procon Natal diz que os produtos descumprem padrões de qualidade.



O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Natal, anunciou que até esta quarta-feira (8) fará uma fiscalização em quatro das maiores redes de supermercados da capital potiguar com o intuito de garantir a suspensão da comercialização das polpas de fruta das marcas Sterbom e Nordeste Fruit, segundo requisição feita pela Promotoria de Defesa do Consumidor.

Ainda de acordo com o Procon Natal, equipes visitarão os supermercados Nordestão, Hiper Bompreço, Extra e Carrefour para retirar de circulação as polpas com os sabores de goiaba e caju, da marca Sterbom, e uva e maracujá da Nordeste Fruit. Segundo o órgão, testes periciais realizados pelo Ministério da Agricultura verificaram que tais produtos descumprem os padrões de identidade e qualidade (PIQS), apresentando índices de Sólidos Solúveis, Sólidos Totais e Ácido Ascórbico abaixo dos limites mínimos estabelecidos pela legislação.

O G1 entrou em contato com as duas empresas citadas pelo Procon Natal. Ambas ficaram de comentar a decisão. Contudo, até as 9h30 desta terça-feira (7), nenhuma nota ou comunicado havia sido emitido ou enviado à redação.

Diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes explica que, apesar de a fiscalização acontecer nas quatro maiores redes de supermercados da cidade, todos os estabelecimentos comerciais, sejam eles pequenos, de médio ou grande porte, estão proibidos de vender os quatro sabores das polpas até que as duas empresas autuadas regularizem a situação dos produtos. Segundo ele, “trata-se de uma ação preventiva para assegurar à saúde do consumidor. Caso seja provada a adequação por parte dos fabricantes, os produtos poderão voltar à ser comercializados”.

O Procon Natal informou ainda que enviou notificação oficial para a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) e para o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do RN. A medida objetiva solicitar, por meios legais, “a suspensão imediata da comercialização das polpas Sterbom e Nordeste Fruit, por parte dos estabelecimentos associados às instituições supracitadas”.

   

Veículo: Portal G1
 
   


Veja também

Union Destillery reforça capacidade para produzir "malte whisky" no RS

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Cerveja de pinhão gera lucro para pequenos agricultores

Com o objetivo de gerar recursos financeiros para pequenos produtores rurais e, ao mesmo tempo, proteger a floresta de a...

Veja mais
Coca Cola investe U$ 1 bi em 2016

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Vale Verde inicia a produção da safra de 2015

Uma das mais tradicionais cachaças do Brasil, a Vale Verde iniciou a produção da safra de 2015. Dur...

Veja mais
Mais cerveja no mercado gaúcho

Se existe um setor que não para de crescer no Rio Grande do Sul é o das cervejas chamadas artesanais. Mais...

Veja mais
Relatório inclui bebidas artesanais no Supersimples

  Veículo: Jornal Brasil Econômico...

Veja mais
Cerveja é até 12% mais barata em loja física do que no on-line

Uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, a cerveja fica mais em conta em compras nas lojas físicas do que...

Veja mais
Snoop Dogg promove cachaça nos Estados Unidos

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
ABInBev planeja investir US$ 1,5 bi nos EUA até 2018

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais