Unanimidade no gosto do brasileiro, a cerveja está passando por um processo de sofisticação. Ocupando o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de cerveja, atrás apenas dos Estados Unidos e China, o mercado brasileiro esta recebendo uma nova demanda de linha premium do produto, produzida apenas com cereais 100% maltados. O setor é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e apresentou um faturamento de R$ 61,4 bilhões no último ano, um aumento de 11,6%, segundo pesquisa de mercado realizada pela Mintel.
Dados da Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe) ressaltam que somente na última década a produção de cervejas no País cresceu 64%, número impressionante para o setor que atualmente produz 13,4 bilhões de litros por ano. De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 15 e 23 de outubro, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor espera vender 0,4% mais do que no ano passado, o que significa estabilidade nas vendas, segundo a entidade.
Com um público mais exigente, as redes de supermercados estão adaptando as suas prateleiras. O gerente de produtos dos Supermercados Mambo (rede paulista), Saulo Pereira, comenta “O brasileiro está consumindo mais cervejas especiais, no último estudo realizado pela CervBrasil estamos em 24º lugar no ranking mundial com 68,3 litros por pessoa. Com a chegadas dos produtos premium nas prateleiras a tendência é de que esse mercado fique cada vez mais aquecido”.
A efervescência do mercado é notada pelo varejista, “Nos últimos meses notamos um aumento de 13% neste departamento. Atualmente, contamos com 173 rótulos de cervejas em nosso mix, sendo que 94 deles são premium”, diz o gerente de produtos.
Especialistas do setor cervejeiro dizem pode existir um aumento de quase 5% na produção nacional. De acordo com a Abras, o setor cervejeiro projetava 17,4% de alta nas vendas nominais, mas em razão do encarecimento devido a situação financeira que o País está enfrentando, oscila em torno de 12,7%, concluindo que o faturamento real deve cresce
Importadas - Um estudo da Product Audit aponta que a variedade de rótulos de cervejas especiais disponíveis no Brasil, após cinco anos de expressivo crescimento, continua a aumentar apesar do momento econômico. Levantamento da empresa especializada em informações e dados de produtos importados no Brasil indica que até final de agosto deste ano, 978 rótulos foram trazidos ao país – crescimento de 5,6% frente ao mesmo período de 2014 (com 926 rótulos).
“Ao final de 2010, eram 398 rótulos importados disponíveis ao consumidor brasileiro. Desde então, foram sucessivos anos de grande crescimento nesse número. Mesmo descontando-se os rótulos que deixam de ser importados ano a ano, a variedade nas prateleiras aumentava pelo menos 25% ao ano”, enumera Carlos Rodrigo Abar, diretor da Product Audit. “Agora, o que vemos é um desenvolvimento menos acentuado, mas ainda crescente”.
A Product Audit também constatou que, entre 2010 e 2014, 2.206 rótulos tentaram a sorte no mercado brasileiro e estiveram em algum momento à venda para o consumidor local. Desses, exatos 892 deixaram de ser importados – mais de 40%.
“A variedade sempre cresceu acentuadamente porque os importadores estavam trazendo mais e mais rótulos – então sempre tivemos mais novidade do que descontinuados”, contextualiza Abar.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG