O governo da China rejeitou a oferta de US$ 2,4 bilhões feita pela americana Coca-Cola para comprar a China Huiyuan Juice Group, maior fabricante de sucos do país, afirmando que a união restringiria a concorrência. O acordo significaria a maior aquisição de empresa chinesa por grupo estrangeiro.
A decisão do governo representa importante teste para a lei contra monopólio do país, que foi reforçada, e também pode esfriar a atividade local de fusões e aquisições.
A Huiyuan possuía 32,6% do mercado de sucos ao fim de dezembro de 2008. A Coca-Cola disse que continua comprometida com o mercado chinês e com seus planos de investir US$ 2 bilhões no país nos próximos três anos. A empresa voltará seu foco para o fortalecimento de suas marcas locais.
"Estamos desapontados, mas respeitamos a decisão do ministério", disse o executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, em comunicado. A Huiyuan também afirmou que respeita a decisão do governo e que seguirá operando normalmente.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ