A gigante de bebidas Ambev registrou um lucro líquido ajustado de 2,907 bilhões de reais no terceiro trimestre, queda de 10,2 por cento em relação ao lucro ajustado de 3,237 bilhões de reais no mesmo período do ano anterior, com a receita líquida crescendo apesar da queda do volume vendido.
Sem ajustes, o lucro líquido foi de 2,892 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante resultado positivo de 136,5 milhões de reais no mesmo período do ano anterior, informou a empresa nesta quinta-feira.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em 4,451 bilhões de reais, ante 4,552 bilhões de reais um ano antes - queda de 2,2 por cento no resultado reportado, mas alta de 9 por cento no resultado orgânico.
De acordo com a empresa, o Ebitda foi negativamente impacto em 573,8 milhões de reais pela adoção de uma norma de contabilidade especial para a Argentina, que passou a ser considerada uma economia altamente inflacionária. A margem Ebitda ficou em 40,2 por cento.
"Ao nos aproximarmos do final do ano, continuaremos a empenhar grandes esforços em nossa estratégia no Brasil e continuamos comprometidos em concluir o ano acelerando o crescimento do Ebitda do ano contra 2017", afirmou a empresa no documento sobre o balanço.
A receita líquida da Ambev totalizou 11,064 bilhões de reais no terceiro trimestre, o que representa um crescimento orgânico de 5,8 por cento na comparação anual.
A alta ocorreu apesar da queda de 2,4 por cento do volume vendido, que foi mais do que compensada pelo crescimento de 8,3 por cento na receita líquida por hectolitro (ROLH/HL). A empresa registrou aumento da receita líquida em todas as suas operações.
No Brasil, o volume caiu 3,3 por cento, mas a receita por hectolitro subiu 5,6 por cento, resultando em uma aumento da receita líquida de 2,1 por cento. O Ebitda no Brasil subiu 11,1 por cento no trimestre, para 2,6 bilhões de reais, com margem Ebitda de 42,9 por cento, alta de 3,5 pontos percentuais.
O volume de cerveja vendida no Brasil caiu 3,1 por cento no trimestre, com desempenho abaixo do mercado de cerveja, o qual se contraiu aproximadamente 2,5 por cento, de acordo com estimativas da Ambev.
"O mercado consumidor no país se manteve volátil, com baixo crescimento da renda disponível e confiança do consumidor e baixa", disse a Ambev, acrescentando que o aumento dos preços pesou no volume vendido. A receita por hectolitro de cerveja no Brasil subiu 4,6 por cento, resultando no aumento de 1,3 por cento na receita líquida, apesar da queda do volume.
Resultado financeiro
O resultado financeiro da Ambev ficou negativo em 611,1 milhões de reais, ante resultado negativo de 675 milhões de reais no mesmo trimestre de 2017.
A dívida consolidada da empresa somava 4,981 bilhões de reais no fim de setembro, ante 2,55 bilhões de reais no fim de dezembro, com a empresa com uma posição de caixa de 12,2 bilhões de reais.
Fonte: Reuters