Ambev tem lucro líquido ajustado de R$ 2,9 bi no 3º tri, queda anual de 10,2%

Leia em 2min 40s

A gigante de bebidas Ambev registrou um lucro líquido ajustado de 2,907 bilhões de reais no terceiro trimestre, queda de 10,2 por cento em relação ao lucro ajustado de 3,237 bilhões de reais no mesmo período do ano anterior, com a receita líquida crescendo apesar da queda do volume vendido.

 

Sem ajustes, o lucro líquido foi de 2,892 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante resultado positivo de 136,5 milhões de reais no mesmo período do ano anterior, informou a empresa nesta quinta-feira.

 

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em 4,451 bilhões de reais, ante 4,552 bilhões de reais um ano antes - queda de 2,2 por cento no resultado reportado, mas alta de 9 por cento no resultado orgânico.

 

De acordo com a empresa, o Ebitda foi negativamente impacto em 573,8 milhões de reais pela adoção de uma norma de contabilidade especial para a Argentina, que passou a ser considerada uma economia altamente inflacionária. A margem Ebitda ficou em 40,2 por cento.

 

"Ao nos aproximarmos do final do ano, continuaremos a empenhar grandes esforços em nossa estratégia no Brasil e continuamos comprometidos em concluir o ano acelerando o crescimento do Ebitda do ano contra 2017", afirmou a empresa no documento sobre o balanço.

 

A receita líquida da Ambev totalizou 11,064 bilhões de reais no terceiro trimestre, o que representa um crescimento orgânico de 5,8 por cento na comparação anual.

 

A alta ocorreu apesar da queda de 2,4 por cento do volume vendido, que foi mais do que compensada pelo crescimento de 8,3 por cento na receita líquida por hectolitro (ROLH/HL). A empresa registrou aumento da receita líquida em todas as suas operações.

 

No Brasil, o volume caiu 3,3 por cento, mas a receita por hectolitro subiu 5,6 por cento, resultando em uma aumento da receita líquida de 2,1 por cento. O Ebitda no Brasil subiu 11,1 por cento no trimestre, para 2,6 bilhões de reais, com margem Ebitda de 42,9 por cento, alta de 3,5 pontos percentuais.

 

O volume de cerveja vendida no Brasil caiu 3,1 por cento no trimestre, com desempenho abaixo do mercado de cerveja, o qual se contraiu aproximadamente 2,5 por cento, de acordo com estimativas da Ambev.

 

"O mercado consumidor no país se manteve volátil, com baixo crescimento da renda disponível e confiança do consumidor e baixa", disse a Ambev, acrescentando que o aumento dos preços pesou no volume vendido. A receita por hectolitro de cerveja no Brasil subiu 4,6 por cento, resultando no aumento de 1,3 por cento na receita líquida, apesar da queda do volume.

 

Resultado financeiro

 

O resultado financeiro da Ambev ficou negativo em 611,1 milhões de reais, ante resultado negativo de 675 milhões de reais no mesmo trimestre de 2017.

 

A dívida consolidada da empresa somava 4,981 bilhões de reais no fim de setembro, ante 2,55 bilhões de reais no fim de dezembro, com a empresa com uma posição de caixa de 12,2 bilhões de reais.

 

Fonte: Reuters

 


Veja também

Mercado de bebidas de baixo teor alcoólico é pouco explorado no País

A maior preocupação com a saúde por parte da população tem aberto espaço para ...

Veja mais
Preço da cerveja pode dobrar por causa das mudanças climáticas

As mudanças climáticas estão provocando o aumento do nível do mar, na frequência de ex...

Veja mais
Tributos inibem maior produção de cachaça

A elevada carga tributária tem freado o crescimento do consumo e da produção de cachaça no B...

Veja mais
Versão Coca-Cola café é lançada no Brasil

A Coca-Cola lançou sua versão com sabor de café no Brasil. Na última semana chegou aos super...

Veja mais
Certificados os primeiros vinhos brasileiros em boas práticas na produção

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar o ...

Veja mais
Bebidas não alcoólicas têm tendência de nova retração

  Com a economia desacelerando e a queda do consumo de refrigerantes, responsável pela maior fatia do merca...

Veja mais
Franquear é estratégico para a Ambev

Distribuição definitivamente não era o foco quando, há 15 anos, a Ambev entrou para o mundo ...

Veja mais
Bebidas: Gim ganha espaço no Brasil e consumo salta 66% em um ano

Com baixo nível calórico, o Gim tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio de bebidas do b...

Veja mais
Ambev lança Skol puro malte

A Ambev anunciou nesta sexta-feira (8) o lançamento de uma versão Skol puro malte. Ou seja, sem milho ou c...

Veja mais