O grupo irlandês C&C, fabricante da cidra Magners, acertou a compra das operações na Irlanda e Escócia da Anheuser-Busch InBev, incluindo a marca de cerveja Tennent´s, por 180 milhões de libras esterlinas (US$ 292 milhões), em acordo que também lhe permitirá fortalecer suas atividades de distribuição.
A aquisição deverá aumentar de imediato o lucro por ação e proporcionar receita com sinergias e economia de custos de 10 milhões de libras por ano até 2012, segundo a C&C, cuja sede fica em Dublin. A companhia irlandesa também ganhará direito de distribuir as marcas de cerveja da AB-InBev, incluindo a Stella Artois, na Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia.
A AB-InBev vem vendendo ativos para pagar dívidas decorrentes da fusão de US$ 52 milhões que criou a empresa em 2008.
A compra "fornece à cidra Magners um caminho mais forte no mercado tanto na Irlanda do Norte como na Escócia", segundo a C&C.
A empresa também reiterou sua meta de lucro anual e informou que o desempenho de sua divisão de cidras foi "encorajador" no período de cinco meses até julho, com declínio de 4% na receita, excluindo oscilações cambiais.
Em julho, a empresa havia reduzido sua projeção de receita para uma queda de 5% nos primeiros quatro meses do ano fiscal, excluindo efeitos cambiais, em reflexo à retração no consumo. A C&C financiará o acordo com linhas de crédito e caixa existentes. A aquisição ainda depende da aprovação dos acionistas e de autoridades reguladoras.
Veículo: Valor Econômico