Micro de Ribeirão faz homenagem a Santos Dumont
Pouco mais de um século depois de voar no céu da França, Demoiselle (senhorita ou libélula, em francês) ressurge em Ribeirão Preto. Não se trata de experimento aeronáutico saudosista, mas uma homenagem "cervejeira" ao avião criado por Santos Dumont, que ergueu vôo pela primeira vez em novembro de 1907, feita pela microcervejaria Colorado.
A Demoiselle, distribuída pela On Trade (5531-7301), é uma porter (cerveja de estilo inglês e de alta fermentação) que leva café na composição. O uso do grão é outra citação à história de Dumont, cuja família viveu muitos anos em Ribeirão, vinda de Minas Gerais, e era pródiga na cafeicultura, o que, de certa forma, financiou os projetos do aviador.
Para desenvolver a Demoiselle, a Colorado procurou o cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, do Rio de Janeiro. Além da bebida, outra curiosidade ligou o carioca ao projeto: matemático, ele trabalha com estudo da turbulência em aviões.
A cerveja ficou com 6% de teor alcoólico, cor castanho-escura e espuma bege. O aroma é de café intenso, com notas de malte torrado e chocolate. No sabor, também predomina café, com malte torrado e bom equilíbrio. Cada garrafa de 600 ml custa de R$ 12 a R$ 15.
Veículo: O Estado de S.Paulo