Considerada a “segunda quaresma” pelo varejo, ação busca ampliar o consumo
Estimular o consumo de produtos da pesca e da aquicultura, atividades que envolvem milhares de pessoas em todo o Brasil, é o foco principal da Semana do Pescado, que chega em 2022 à sua 19ª edição e será realizada de 1º a 15 de setembro. Originalmente criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como campanha de incentivo às vendas, está sendo organizada atualmente pelo próprio setor produtivo. Considerada a “segunda quaresma”, a ação busca tornar o consumo de pescado algo ainda mais presente no dia a dia do brasileiro, uma vez que é um alimento de grande importância nutricional, por ser uma proteína fonte de ômega-3, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Apresenta-se também como um dos produtos de origem animal com elevado crescimento mundial e brasileiro em relação à sua produção e consumo, segundo dados disponibilizados nos últimos anos.
“A Semana do Pescado foi concebida no Brasil por duas razões. A primeira, com o objetivo de criar a cultura do consumo regular de pescado, que é sinônimo de saúde e qualidade de vida, portanto é bom para todos. Além disso, o aumento do consumo em um país que tem mais de 200 milhões de habitantes impacta diretamente na economia e especialmente na cadeia produtiva. Ou seja, aumentar a demanda vai estimular a produção, gerar empregos, renda e riqueza para o Brasil, desenvolvendo o grande potencial produtivo que temos nas áreas da aquicultura e da pesca”, afirma um dos integrantes do comitê organizador da Semana do Pescado, o ex-ministro Altemir Gregolin.
A campanha pretende descentralizar as ações dos grandes centros de produção de consumo e pescado e atingir todas as cidades brasileiras. É uma forma de respeitar e contribuir com a pluralidade da cadeia produtiva nacional, que inclui desde os pequenos produtores artesanais até as grandes indústrias e pontos de comercialização. Neste ano de 2022, o objetivo é atingir 100% dos Estados brasileiros.
Campanha estimula o consumo apresentando diferentes informações sobre pescado
Durante a campanha, há um aumento de até 50% nas vendas, tornando a Semana do Pescado a segunda principal data para a comercialização, atrás apenas da Quaresma. Com suporte de entidades parceiras, além de empresas atuando em duas pontas: na oferta (setor produtivo) e na venda (junto ao consumidor final), os organizadores da Semana do Pescado buscam atingir todo território nacional.
Outro ponto-chave dos organizadores é ampliar a informação sobre as espécies e as origens dos produtos, com foco na boa qualidade e sustentabilidade destes. A ideia é apresentar as inúmeras possibilidades de espécies provenientes da pesca e aquicultura, além da diversidade de produtos frescos, congelados e processados que estão disponíveis. A proposta busca ainda desmistificar que o pescado é um produto de difícil preparo, limpeza e armazenamento, bem como, que o consumo deve estar atrelado somente a datas especiais.
O sucesso da 18ª edição
A 18ª edição da Semana do Pescado, realizada em 2021, teve o desafio de atingir maior capilaridade entre os Estados brasileiros e alcançou mais de 70% das regiões do país. Isso foi possível com a ampla articulação e engajamento do setor produtivo, das empresas e das entidades nacionais que atuam em prol do setor de pescado.
Os organizadores do evento descentralizaram as ações, buscando pontos focais em todos os Estados brasileiros, impulsionando a promoção ao maior consumo principalmente junto a indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de comercialização no atacado e varejo, eventos gastronômicos e outros.
“As reuniões virtuais foram essenciais para nos aproximar da realidade de cada Estado e lograrmos a descentralização das ações. Acredito que demos um passo certeiro no sentido de aproximar a campanha do consumidor, ampliando o alcance da Semana a nível nacional. Seguimos trabalhando juntos para que a 19ª edição seja ainda mais inclusiva e a mais abrangente de todas”, enfatiza Thamires Quinhões, que é membro do comitê organizador do evento.
As parcerias com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) também foram fundamentais para que a campanha ganhasse maior adesão das redes do varejo e do foodsevice.
A Semana do Pescado
É uma campanha que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil, realizada anualmente na primeira quinzena de setembro com ações promocionais, educativas e eventos gastronômicos.
A Coordenação Nacional do evento é composta em 2022 pelo ex-ministro da aquicultura e pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin; pelo médico veterinário doutor em higiene veterinária e processamento tecnológico de pescado, André Medeiros; pela empresária, dona da peixaria Divina Providência no Rio de Janeiro, e especialista em comunicação B2C, Manuela Ornelas; pela diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Thamires Quinhões; pelo Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (Sipesp), Roberto Imai; e pelo Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Paco Farina.
Imagem da campanha e o logo. Para baixar os materiais, acesse o site da Semana do Pescado: www.semanadopescado.com.br
Fonte: Assessoria de comunicação da Semana do Pescado