Peixe: cada vez mais presente na mesa do brasileiro

Leia em 2min 30s

Entre 2003 e 2009, consumo aumenta 40%

 

Quarenta por cento. Esse é o índice de aumento do consumo de pescado por pessoa no País entre 2003 e 2009. O número foi revelado ontem pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e integra a pesquisa Consumo PerCapita Aparente de Pescado no Brasil.

 

Durante o período, houve crescimento de 6,46 quilos para 9,03 quilos por habitante/ ano. Apesar do aumento anotado, a quantidade ainda é menor que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde: 12 quilos per capita/ano.

 

Para o Ministério o resultado é positivo, uma vez que a meta estipulada no Programa Mais Pesca e Aquicultura ­ chegar em 2011 ao consumo anual de 9 quilos de pescados por habitante ­ foi alcançada com pelo menos um ano de antecedência.

 

Dois fatores contribuíram diretamente com o crescimento: o cultivo de peixes em cativeiro e o aumento da renda média do brasileiro. No estudo, foi verificada elevação média anual no consumo de pescados em torno de 6% no período analisado. Entre 2008 e 2009, o volume total consumido pela população brasileira saltou de 1,5 milhão para 1,7 milhão de toneladas.

 

EM SANTOS

 

O aumento no consumo de pes- cados também pode ser observado em Santos, conforme a proprietária de um dos boxes da Rua do Peixe, na Ponta da Praia, Elaine dos Santos Cavalcanti. O preço dos produtos e algumas campanhas têm resultado em aumento de vendas.

 

"Sempre que há uma campanha mostrando que o peixe é um produto saudável, que contém ômega 3, ajuda", afirma Elaine. "A gente também vai fazendo propaganda boca a boca. Até quando tem uma receita de peixe em um programa de televisão, como na Ana Maria Braga, aumenta a procura. Anúncio na TV ajuda bastante".

 


NACIONAL X IMPORTADO

 

A pesquisa ­ que procurou des- tacar hábitos da população ­ revelou que, do total consumido, 69,4% é produzido em águas brasileiras, enquanto 30,6% vêm de países como Chile, Argentina e Noruega.

 

Da produção nacional de 2009, 96% foi comercializada no mercado interno. Apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais consomem pescado brasileiro são Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido.

 

Entre 2006 e 2009, ainda conforme a pesquisa, verificase estabilidade na proporção entre o consumo de produtos nacionais (70%) e importados (30%).

 

OFERTAS

 

Até o dia 15 mais de 400 redes de supermercado do País participam da 7a edição da Semana do Peixe, que visa incentivar o consumo de pescados. Durante a campanha, as redes participantes oferecerão preços especiais em produtos ligados à seção de peixaria, com descontos que podem chegar a 30%. Em 2009 houve aumento médio de até 20% nas vendas entre 1 e 15 de setembro, período da promoção.

 


Veículo: A Tribuna de Santos


Veja também

Rússia proíbe importação de carne do JBS

Três unidades são alvo da proibição por uso do antibiótico oxitetraciclina e presen&cc...

Veja mais
Consumo de pescado cresce 40% de 2003 a 2009, diz pesquisa do Ministério da Pesca

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, divulgou ontem resultados do estudo que revela um aumento no consum...

Veja mais
O país da carne encara a escassez de boi

O país do bife de chorizo, que já chegou a ter duas vacas por habitante e a ostentar o título de na...

Veja mais
Cientistas atacam selo "verde" de pesca

Grupo liderado por canadenses diz que práticas pesqueiras supostamente sustentáveis estão sendo des...

Veja mais
EUA deverão aprovar salmão geneticamente modificado

O FDA, agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos, está prestes a aprovar o salm&atild...

Veja mais
Governo argentino estuda saída para reabrir frigoríficos no país

O governo argentino estuda intervir para que a crise envolvendo frigoríficos no país não resulte no...

Veja mais
Oferta menor e demanda seguram preço do frango

O quilo de ave foi negociado ontem a R$ 1,80 nas granjas paulistas. Esse preço não ocorria desde julho do ...

Veja mais
Brasil Foods quer direcionar foco para emergentes

Com a perspectiva de baixo crescimento econômico na União Europeia (UE) nos próximos anos, a BRF Bra...

Veja mais
Oferta restrita valoriza arroba do boi

Os preços da arroba do boi gordo estão firmes em todo o País, sustentados pela demanda e oferta res...

Veja mais