Entre 2003 e 2009, consumo aumenta 40%
Quarenta por cento. Esse é o índice de aumento do consumo de pescado por pessoa no País entre 2003 e 2009. O número foi revelado ontem pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e integra a pesquisa Consumo PerCapita Aparente de Pescado no Brasil.
Durante o período, houve crescimento de 6,46 quilos para 9,03 quilos por habitante/ ano. Apesar do aumento anotado, a quantidade ainda é menor que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde: 12 quilos per capita/ano.
Para o Ministério o resultado é positivo, uma vez que a meta estipulada no Programa Mais Pesca e Aquicultura chegar em 2011 ao consumo anual de 9 quilos de pescados por habitante foi alcançada com pelo menos um ano de antecedência.
Dois fatores contribuíram diretamente com o crescimento: o cultivo de peixes em cativeiro e o aumento da renda média do brasileiro. No estudo, foi verificada elevação média anual no consumo de pescados em torno de 6% no período analisado. Entre 2008 e 2009, o volume total consumido pela população brasileira saltou de 1,5 milhão para 1,7 milhão de toneladas.
EM SANTOS
O aumento no consumo de pes- cados também pode ser observado em Santos, conforme a proprietária de um dos boxes da Rua do Peixe, na Ponta da Praia, Elaine dos Santos Cavalcanti. O preço dos produtos e algumas campanhas têm resultado em aumento de vendas.
"Sempre que há uma campanha mostrando que o peixe é um produto saudável, que contém ômega 3, ajuda", afirma Elaine. "A gente também vai fazendo propaganda boca a boca. Até quando tem uma receita de peixe em um programa de televisão, como na Ana Maria Braga, aumenta a procura. Anúncio na TV ajuda bastante".
NACIONAL X IMPORTADO
A pesquisa que procurou des- tacar hábitos da população revelou que, do total consumido, 69,4% é produzido em águas brasileiras, enquanto 30,6% vêm de países como Chile, Argentina e Noruega.
Da produção nacional de 2009, 96% foi comercializada no mercado interno. Apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais consomem pescado brasileiro são Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido.
Entre 2006 e 2009, ainda conforme a pesquisa, verificase estabilidade na proporção entre o consumo de produtos nacionais (70%) e importados (30%).
OFERTAS
Até o dia 15 mais de 400 redes de supermercado do País participam da 7a edição da Semana do Peixe, que visa incentivar o consumo de pescados. Durante a campanha, as redes participantes oferecerão preços especiais em produtos ligados à seção de peixaria, com descontos que podem chegar a 30%. Em 2009 houve aumento médio de até 20% nas vendas entre 1 e 15 de setembro, período da promoção.
Veículo: A Tribuna de Santos