Empresa do grupo JBS quer processar 10% mais frangos até 2012

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O lucro da norte-americana Pilgrim's Pride caiu 30%, para US$ 57,9 milhões, que representa US$ 0,27 por ação no terceiro trimestre fiscal, ante os US$ 82,7 milhões, ou US$ 1,07 por ação, no mesmo período do ano passado. A companhia, controlada pelo grupo brasileiro JBS S.A., é uma das maiores processadoras de carne de frango dos Estados Unidos.

 

A empresa do setor de aves planeja aumentar em 10% as operações de processamento nos próximos dois anos. Em 2011 e 2012, o projeto de expansão deve se concentrar nas fábricas que estão ativas atualmente, e não tanto na reabertura das ociosas, de acordo com o executivo-chefe da empresa, Don Jackson. "Ainda pretendemos ir em frente com a expansão, mas ela pode não ter uma reabertura", disse.

 

A receita recuou 0,9%, para US$ 1,72 bilhão nesse mesmo período. A margem bruta cedeu para 9,3%, se comparada aos 10% anteriores. O resultado ficou acima do esperado por analistas, que previam um lucro de US$ 0,18 por ação sobre receita de US$ 1,76 bilhão, com margem bruta de 7,9%. De acordo com a empresa, o resultado de 2009 incluía um benefício fiscal de US$ 24,8 milhões, enquanto o deste ano registrou provisão de US$ 30,5 milhões.

 

Stephen Share, analista do Morgan Joseph & Co., disse que os cortes de custos da companhia estão rendendo muitos frutos. A empresa saiu da concordata em dezembro do ano passado, depois de 13 meses de reestruturação, o que deixou a JBS como acionista majoritário.

 

O executivo-chefe da Pilgrim's, Don Jackson, afirmou que o resultado reflete a melhora da eficiência operacional e o controle de custos realizados em suas atividades. A companhia frisou que está otimista com o cenário para o ano que vem, apesar da elevação dos preços dos grãos e das incertezas econômicas nos EUA. A melhora da demanda no setor de food service, que atende grandes compradores, como restaurantes, e a expectativa de aumento dos preços da carne bovina e suína pode deslocar demanda para a carne de frango.

 

O executivo avalia que a demanda por alimentos para consumo fora de casa (food service) crescerá 3% em 2011 e ajudará a compensar a pressão da oferta. "Neste ponto não estamos esperando nenhuma redução da produção", finalizou.

 

A Pilgrim's Pride e outras indústrias do setor estão tocando projetos de expansão nos EUA a fim de melhorar margens e adicionar mercados externos, embora analistas digam que reduções de abates sejam necessárias para elevar os preços.

 

 
Veículo: DCI


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