Tilápia é criada em tanque-rede na represa

Leia em 3min

No reservatório de Paraibuna já são mais de 1.200 gaiolas produzindo 1.800 toneladas por safra

 

A criação de tilápia em tanques-rede é a mais nova atividade econômica que está apontando para boas perspectivas a produtores rurais dos municípios de Natividade da Serra, Redenção da Serra e Paraibuna, que tiveram parte de seus respectivos territórios atingidos pelas águas do reservatório de Paraibuna, no Vale do Paraíba, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo. As primeiras gaiolas foram instaladas no reservatório há cerca de três anos, mas hoje já somam mais de 1.200, com previsão para a safra 2010/2011 de 1.800 toneladas desse peixe considerado nobre, cujo aproveitamento é quase total, além da carne saborosa.

 

"A Casa da Agricultura já tinha esta proposta há muito tempo, mas sabendo do alto custo do investimento , não encontrava produtores locais com recursos para instalar a atividade. Mesmo assim não desistimos. Há quatro anos fomos procurados por um empreendedor que pretendia iniciar a atividade. Foi quando resolvemos realizar uma reunião de sensibilização e tivemos 14 adesões", explica a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Sandra Regina dos Santos Rezende.

 

Atualmente são 34 produtores que formaram a Associação de Aquicultores de Natividade da Serra e região, que, em parceria com a prefeitura local, a Casa da Agricultura, o Sebrae e outros órgãos, tem garantido acompanhamento técnico para os associados. São 4 considerados grandes, com mais de 100 tanques-rede na água; 3 médios, com 30 a 40 tanques, e 19 com até 20 tanques. Os demais ainda não criam.

 

Subprodutos. Além de servir para alimentação, a tilápia fornece outros subprodutos, como as escamas, que são transformadas em biojoias e artesanato; o couro que pode ser processado para a confecção de bolsas e outros acessórios; as vísceras e carcaças que podem ser transformadas em compostagem e fornecidas aos agricultores familiares, visando a controlar resíduos e preservar o meio ambiente.

 

O ex-empresário do ramo de barbantes Afonso Celso de Brito, junto com a esposa, Ester Lobianco, e o filho Fábio Lobianco Brito, saíram de Itatiba, na região de Campinas, e foram se instalar às margens da represa, em Natividade da Serra, com a finalidade específica de criar tilápias. Brito diz que procurou por seis anos um lugar onde pudesse realizar o desejo antigo de trabalhar com essa atividade e não se arrepende. Com 30 gaiolas na água, mas com previsão de colocar mais 20 até o fim do ano, ele considera que já chegou ao ponto de equilíbrio do negócio. "Consigo tirar o meu sustento daqui."

 

Sua produção anual atinge cerca de 50 toneladas, divididas em duas safras, com produção média de mil quilos de peixe por gaiola. A espécie utilizada por ele é resultado de uma série de cruzamentos, que resultaram num produto geneticamente melhorado, adequado às condições da região.

 

Segundo ele, o custo de instalação de um tanque é de R$ 3 mil e a ração consome 80% do custo para a criação até o ponto de abate, quando o peixe atinge cerca de 800 gramas. "Tem que tomar cuidado para não haver desperdício, pois isso diminui o lucro", destaca. A maior parte da produção é vendida para pesqueiros, mas ele aposta na futura indústria de processamento que está sendo montada pela associação para melhorar a venda. "Isso vai agregar valor", diz.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Grupo JBS eleva sua participação na americana Pilgrim's

O grupo JBS anunciou ontem a compra de mais 3,27% da produtora de carne de frango Pilgrim's Pride. Com a aquisiç&...

Veja mais
JBS compra fatia adicional da Pilgrim's

A JBS informou que comprou uma fatia adicional de 3,27% da Pilgrim's Pride, elevando a participação do gru...

Veja mais
Exportação de carne bovina pode subir ao nível de 2008

"A indústria readequou o valor do boi ao da carne vendida", diz CamardelliAs exportações de carne b...

Veja mais
Com menos gado confinado, oferta de bois cai

O mais recente levantamento da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), feito no final de outubro, ...

Veja mais
Carnes: Preços ainda continuam em alta

Baixa oferta de animais para abate já está pressionando a cotação no mercado interno.  ...

Veja mais
Preço da carne deve subir mais 5%

A carne está pesando cada vez mais no bolso do consumidor. E a expectativa para as próximas semanas n&atil...

Veja mais
Preço do suíno segue em alta e deve bater recorde em 2011

As cotações da carne suína brasileira ainda devem manter o ritmo altista até o fim do ano. A...

Veja mais
Deputados sugerem 'blindar' produtor contra Brasil Foods

Uma subcomissão da Câmara dos Deputados criada para analisar os efeitos da fusão entre Perdigã...

Veja mais
Produção de mariscos sob controle

Produto monitorado por meio de um simples código exposto na embalagem.   Ter acesso aos dados do dia exato...

Veja mais