Entidades vão discutir novas normas para os frigoríficos

Leia em 3min 20s

Regras priorizam o ambiente de trabalho. 


 
Regras buscam a diferenciação das exigências em relação à produção de carnes suínas e bovinas

 

As entidades e empresas ligadas ao setor frigorífico de Minas Gerais irão discutir hoje a Norma Regulamentadora Frigorífica, que entrará em vigor em meados de setembro de 2011. O objetivo do encontro é discutir os principais pontos das novas regras e buscar a diferenciação das exigências em relação à produção de carnes suínas e bovinas.

 

As novas regras têm como objetivo melhorar as condições de trabalho dentro dos frigoríficos. De acordo com o gerente de Segurança do grupo Pif Paf Alimentos e coordenador do grupo de estudos da NR Frigorífica em Minas Gerais, Wladimir Fantinato Baptista Júnior, a norma é específica para a cadeia de aves, suínos e bovinos que entrará em vigor no segundo semestre de 2011.

 

"A criação das regras é de fundamental importância para o setor, o que precisamos discutir são as formas como estas medidas, que são mais voltadas para a produção de carne de frango, serão aplicadas nos setores de suínos e bovinos, já que o trabalho é diferenciado em relação ao segmento de frango. Devido ao grande porte dos animais, temos como objetivo levantar questões para que seja criado um anexo à norma e que ele seja específico para os segmentos de bovinos e suínos", avaliou Fantinato.

 

De acordo com Fantinato, a cadeia de aves já discutiu a pauta junto ao Ministério do Trabalho e emprego (MTE) e agora será a vez da Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal (Afrig), debater o assunto no que se refere às normas de segurança nas empresas do ramo frigorífico e de alimentos da cadeia de bovinos e suínos.

 

A norma irá abordar o aperfeiçoamento das regras de segurança do trabalho nas indústrias, sendo específicas para cada ramo de atividade. A reunião tem o objetivo de coletar dados e informações que posteriormente vão subsidiar o Grupo de Estudo Tripartite que o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) está criando para definir o texto que irá para consulta pública.

 

Qualidade - No evento de hoje estarão presentes os associados das entidades Afrig e Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), que representam os setores das carnes bovina/suína e aves, respectivamente. Além dos da cadeia frigorífica de Minas Gerais, também estarão presentes representantes de Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.

 

O encontro contará ainda com a presença da Coordenadora-Geral de Normatização e Programas e representante da Promotoria do Ministério do Trabalho, Rosemary Dutra.

 

De acordo com Fantinato, as regras priorizam a melhoria de qualidade do ambiente de trabalho, a normatização dos processos de segurança do trabalho, capacitação, melhorias físicas de máquinas e equipamentos. Além disso, as medidas também criam um sistema de gestão especifica para os frigoríficos. A expectativa é que diante as regras mais claras e eficientes, o número de acidentes de trabalho dentro das empresas frigoríficas seja praticamente extinto.

 

"A maioria das regras exigidas na normativa já está especificada em outros estatutos que regem o setor. Por isso acreditamos que as empresas que estão em dia com as regras atuais não terão problemas em se adaptar. O que muda, é que agora o setor terá um documento único que irá balizar amplamente as normas corretas para que a atividade seja desenvolvida com segurança e promova maior qualidade de vida para os funcionários do segmento", disse Fantinato.

 

O ganho para as empresas também será na produtividade dos funcionários. "Dentro da Pif Paf, por exemplo, priorizamos a qualidade do serviço e temos ganhos com a satisfação dos funcionários e em conseqüência no aumento da produção", enfatizou Fantinato.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consumo per capita de carnes dá salto de 17,5% em dez anos; frango lidera

O brasileiro consumiu, em 2010, 94 quilos de carne -considerando a bovina, a suína e a de frango-, um crescimento...

Veja mais
Paraná prevê novo recorde na produção de frangos este ano

Além de uma produção 5,6% maior em 2010, o estado obteve recordes no volume e em sua receita cambia...

Veja mais
Boas práticas que tornam a pecuária sustentável

Fazendas bem cuidadas, animais sadios: programa da Embrapa quer aperfeiçoar gestão agropecuária no ...

Veja mais
Prefeituras do PA devem aderir ao pacto contra desmatamento na pecuária

Um ano e meio após três grandes redes de supermercados suspenderem a compra de carne de 11 frigorífi...

Veja mais
Bons ventos para ovinos e caprinos no Brasil

O chef pernambucano Ronald Menezes prepara um pernil de cordeiro que, dizem, faz jus à rotineira presença ...

Veja mais
Preços dos suínos caem, mas média é uma das maiores

De acordo com pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas Avançadas (Cepea), os preços da ...

Veja mais
JBS tem garantia de empréstimo para a compra da Sara Lee

Um grupo de empresas liderado pela brasileira JBS conseguiu um pacote de financiamento para fazer oferta para a compra d...

Veja mais
Frigoríficos do Brasil já têm 36% dos abates do Uruguai

A entrada do Minerva no Uruguai com a aquisição do frigorífico Pul, anunciada na terça-feira...

Veja mais
Exportação de carne bovina dispara e deve bater recorde

Com a previsão de bater os recordes, tanto em receita cambial, quanto em volume exportado em 2011, as exporta&cce...

Veja mais