Com o aumento do consumo de peixe no país, principalmente por famílias da nova classe média, os supermercados fazem investimentos para incrementar o abastecimento nas lojas.
O grupo Pão de Açúcar investiu R$ 7 milhões e inaugurou um centro de distribuição de pescados em Osasco (SP) para abastecer 195 lojas.
O Carrefour finaliza mudanças na forma de receber pescados de seus fornecedores -o recebimento será unificado no centro de distribuição da rede. O Walmart anunciou há poucos meses medidas para garantir a oferta de produtos sustentáveis em suas lojas.
O consumo per capita de pescado no país subiu de sete quilos em 2009 para nove quilos em 2010, segundo o Ministério da Pesca. A Organização Mundial da Saúde recomenda consumo anual de 12 quilos por pessoa.
Pedro Pereira, diretor comercial do grupo Pão de Açúcar, diz que a rede espera alta de 25% na venda em 2011. No ano passado foram comercializadas 40 mil toneladas.
"Com o aumento do poder aquisitivo, o consumidor das classes C e D diversificou a alimentação", diz Pereira.
Setenta novos funcionários foram contratados para o novo centro do grupo, com capacidade de expedir 50 mil toneladas de pescado ao dia.
Alexandre Horta, da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza, diz que, com o aumento do preço de frete, as redes, mesmo as menores, buscarão mais eficiência na distribuição. A rede Enxuto, de Campinas, que deve abrir sua sexta loja, é uma das regionais que faz estudos para criar centro de distribuição.
Veículo: Folha de S.Paulo