Cresce o abate de suínos no 1º semestre

Leia em 2min 40s

Nos seis primeiros meses do ano, Minas Gerais respondeu por 12,1% do volume de carne suína no Brasil



O volume de suínos abatidos em Minas Gerais, no primeiro semestre de 2012, aumentou 13,2% sobre idêntico período do ano passado, atingindo 206,9 mil toneladas. Este é o melhor resultado da série histórica iniciada em 1997, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base em dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos seis primeiros meses de 2012, Minas respondeu por 12,1% do volume de carne resultante do abate de suínos no Brasil. Na avaliação de crescimento do volume, o Estado superou o resultado médio do Brasil, que teve evolução de 5,3% com um volume de 1,7 milhão de toneladas.

De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea), Márcia Aparecida de Paiva Silva, o número de cabeças de suínos abatidas no Estado foi 4,8% superior ao registrado entre janeiro e julho do ano passado. "O número de animais abatidos em Minas, entre janeiro e junho, foi de 2,1 milhões de cabeças, ou 11,7% do total registrado no país", explica a assessora.

Produtividade - Márcia Silva considera também relevantes os dados sobre o aumento do peso dos suínos abatidos no Estado. "Nos primeiros seis meses de 2012, a média foi de 100,1 kg/cabeça, peso 8,0% superior ao registrado no mesmo período de 2011. Comparativamente ao indicador brasileiro (96,9 kg/animal), o peso médio das carcaças mineiras é 3,4% superior", acrescenta a assessora.

Minas Gerais é o quarto maior Estado em volume de carne suína produzida, posicionando-se atrás de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que ocupam as primeiras colocações com parcelas de 25,4%, 21,0% e 19,4%, respectivamente do volume nacional.

De acordo com Márcia Silva, o aumento dos níveis de produtividade é beneficiado pelo incremento do investimento na atividade, como melhoria da nutrição animal e das técnicas de manejo. Além desses diferenciais, o aumento do abate inspecionado cria boas perspectivas para a comercialização nos mercados interno e externo. "Os produtores podem usufruir de receitas crescentes, desde que compensem os custos da atividade com uma boa gestão", assinala.

Bovinos - No primeiro semestre de 2012, o abate mineiro de bovinos atingiu 1,1 milhão de cabeças, aumento de 7,8% em relação ao abate de igual período de 2011 (1 milhão de cabeças). O abate mineiro representou 7,5% do nacional, no primeiro semestre de 2012.

O volume total das carcaças abatidas passou de 237,0 mil toneladas para 260,1 mil toneladas, expansão de 9,7%. O incremento mais significativo no peso em relação ao número de animais abatidos mostra que o peso médio por animais aumentou, o que contribuiu para o maior nível de produtividade da indústria.

No setor de aves, o abate passou de 184,7 milhões de cabeças para 206,4 milhões de cabeças, crescimento de 11,8% e recorde para o período. O abate brasileiro praticamente manteve-se estável em 2,6 bilhões de cabeças, aumento de 0,2% em comparação com o primeiro semestre de 2011.

O volume total abatido em Minas foi de 406,0 mil toneladas, maior valor da série (desde 1997). Em relação aos primeiros seis meses de 2011, houve uma expansão de 4,6%. A participação mineira no volume nacional foi de 8,3%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Carnes de Natal vão ficar até 15% mais caras

Estiagem nos EUA, que fez milho encarecer, deixa iguarias, como o peru, servidas na ceia de fim de ano até 15% ma...

Veja mais
Maior fornecedor de carne bovina,o frigorífico JBS conquistou um novo título

Quem visita a sede do frigorífico JBS, na marginal Tietê, em São Paulo, verá por quase todos ...

Veja mais
Governo prepara plano para estimular produção de pescados

O Ministério da Pesca (MPA) trabalha na conclusão do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que deverá...

Veja mais
Preços do frango vivo e da carne atingiram recordes

Em setembro, os preços do frango vivo e da carne atingiram patamares recordes, em termos nominais, na maioria das...

Veja mais
Perda no Estado com embargo russo chega a US$ 454 milhões

Barreira à importação de carne suína gaúcha completa 16 meses hoje ainda sem prazo de...

Veja mais
Quarto maior frigorífico do país é vendido a seus diretores

A captação externa de US$ 100 milhões realizada ontem pela Rodopa Alimentos, quarto maior frigor&ia...

Veja mais
Peru mais caro nas festas de fim de ano

Os frigoríficos ainda não entraram em acordo com o varejo sobre o valor das tradicionais aves do Natal de ...

Veja mais
Embarque de carne suína cresce 46%

Embora ainda muito concentradas em três grandes mercados - Rússia, Ucrânia e Hong Kong -, as exporta&...

Veja mais
Exportações de frango em setembro igualam volume de 2011

As exportações brasileiras de carne de frango permaneceram estáveis no mês de setembro em rel...

Veja mais