Grupo rastreia carne bovina

Leia em 2min 40s

Tambasco: trabalhamos em busca de inovação para que possamos agregar valor às relações de consumo

Produtos com qualidade diferenciada já estão disponíveis nas gôndolas da rede do país.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou, em São Paulo, a extensão do programa Qualidade Desde a Origem (QDO) para 100% da carne bovina comercializada nas redes do grupo, que incluem os hipermercados Pão de Açúcar e Extra. Os produtos rastreados e com qualidade diferenciada já estão disponíveis nas gôndolas.

De acordo com o presidente do Varejo Alimentar do GPA, José Roberto Tambasco, o projeto tem como grande desafio gerar o aumento da renda para toda a cadeia, através da comercialização de um produto de alta qualidade.

"Ao longo da nossa história procuramos trabalhar em busca de inovação para que possamos agregar valor às relações de consumo. Mesmo em uma cadeia como a da carne, que é muito complexa, temos o desafio de estabelecer o equilíbrio entre a rentabilidade e a sustentabilidade. Este programa é um salto enorme para a cadeia e o grande desafio é garantir que estamos agregando valor ao produto, gerando maior ganho para os acionistas do grupo, para os negócios da cadeia e garantindo ao nosso consumidor um produto de qualidade superior", disse.

De acordo com o GPA, o Qualidade Desde a Origem é um programa exclusivo do grupo e pioneiro no varejo brasileiro. O projeto estabelece pontos críticos de controle ao longo da cadeia de suprimento, do produtor ao cliente final, e tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes, respeitando o meio ambiente e desenvolvendo soluções inovadoras de responsabilidade compartilhada com os fornecedores.

Por meio de indicadores que controlam o padrão de qualidade do fornecedor, o GPA consegue monitorar o produto desde a planta do fornecedor até as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar. Para isso, o programa utiliza a rastreabilidade e o controle de pontos críticos relacionados à qualidade para prevenir e melhorar o produto final. O programa mapeia, em uma plataforma on-line, todas as etapas de produção, permitindo ao fornecedor acompanhar o desempenho próprio.


Quesitos - Toda a carne bovina comercializada pelo grupo está dentro de padrões específicos definidos pelo GPA. Os quesitos de qualidade são: auditoria, inspeção de qualidade no recebimento do produto, monitoramento de resíduos, análises microbiológicas e índice de maciez, considerado um dos mais importantes na decisão de compra do consumidor.

Para o diretor comercial de Perecíveis do Varejo Alimentar do GPA, Leonardo Miyao, a tendência é que o projeto seja expandido para outras carnes, como suína, aves e peixes. "Começamos o projeto com as hortaliças, frutas e legumes e os resultados foram muito positivos. Diante disso, resolvemos expandir para a carne bovina. O objetivo de oferecer um produto de alta qualidade, com garantia de origem, é uma forma de acatar as tendências mundiais e a vontade do consumidor, e, por isso, pretendemos ampliar para as demais carnes ao longo dos próximos dois anos", disse.

Para que o projeto se concretizasse foi preciso estabelecer parcerias com os frigoríficos. O grupo GPA é abastecido por oito dos maiores frigoríficos estabelecidos no país.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Avicultura espera fim da queda de preços

O produtor de frango já perdeu 18% nos preços da ave viva nos últimos 30 dias. A queda coloca em ri...

Veja mais
Rússia bloqueará hoje compra de carnes de Canadá e México

MOSCOU - A Rússia planeja banir as importações  de carnes da maior parte dos fornecedores do C...

Veja mais
Oferta pressiona preço da carne de boi em plena safra

Aos poucos as compras acima da referência se tornam mais comuns, embora algumas indústrias tentem fechar ne...

Veja mais
Carne bovina rastreada no grande varejo

A rede varejista Pão de Açúcar anunciou ontem a extensão do seu programa "Garantia desde a O...

Veja mais
Governo pretende duplicar a produção de pescado até 2014

O Brasil deve dobrar até 2014 a produção atual de pescado, que está em 600 mil toneladas, au...

Veja mais
Parceria no Pará busca pecuária sustentável

Produzir carne bovina de forma sustentável é, afinal, viável no Brasil? Uma parceria inédita...

Veja mais
A demanda pela carne suína deverá fluir melhor neste início de mês

Custos de produção estão com menor impacto devido ao avanço da colheita de milho no pa&iacut...

Veja mais
Passada a Semana Santa, é hora de o consumidor comprar peixe

A Semana Santa já passou, mas a data religiosa deixou resquícios entre os hiper e supermercados das sete c...

Veja mais
Benefício à soja pode encarecer o frango

Governo estuda estimular a exportação de óleo e farelo, mas criadores de aves temem que isso reduza...

Veja mais