Battistella adquire Frinal e quer aumentar exportações

Leia em 2min 10s

Nova gestão do frigorífico prevê elevar produção e vendas externas

O empresário Erasmo Carlos Battistella oficializou ontem a compra do frigorífico Frinal, de Garibaldi. Ligado ao agronegócio, Battistella, que também é presidente da BSBios e das associações de produtores de Biodiesel (Aprobio) de Canola (Abrascanola), fechou o negócio a partir da sua holding, R.P. Administração & Participação Ltda. “O Frinal tem um equilíbrio, uma saúde financeira boa, e, dentro do setor, hoje é uma empresa que está muito bem. Estamos com todos os nossos compromissos em dia e, mais do que isso, estamos com um planejamento para expandir a produção”, afirmou o novo proprietário, sem informar o valor do investimento feito na aquisição da empresa.

“O Frinal é uma empresa gaúcha, até então gerida por uma família, que tomou a decisão de fazer investimentos em outras áreas, com outros investimentos, e, agora, passa a ter uma gestão totalmente profissional”, acrescentou Battistella. O empresário destacou que o primeiro objetivo da administração é aumentar a produção, em busca de atender às demandas do mercado externo. Atualmente, o Frinal abate 88 mil frangos por dia, e deve passar para um total de 160 mil aves. “Exportamos cerca de 40% da produção, e 60% é vendida no mercado interno. O objetivo é aumentar a participação da exportação no nosso mix de vendas ,e um patamar interessante, para uma empresa de pequeno e médio porte como o Frinal, é exportar até 60% da sua produção”, revela.

Para alcançar esse objetivo, a nova gestão pretende aumentar o quadro de funcionários, de 845 colaboradores para 1.085, e implantar, a partir do segundo semestre, dois turnos de trabalho. Essas medidas devem elevar o faturamento do Frinal neste ano, cuja previsão é chegar a R$ 210 milhões, contra os R$ 138 milhões de 2012.

O empresário destaca o bom momento que vive o agronegócio, apesar da queda recente nos preços das commodities agrícolas, que também afetou as carnes. “O Brasil vem crescendo no que diz respeito à exportação e é, sem sombra de dúvida, a fronteira agrícola mais segura e mais preparada para aumentar a produção de carne de frango para o mundo. Porém, também temos alguns desafios a superar – um deles, por exemplo, é atingir mercados que ainda têm um fornecimento baixo brasileiro”, defende o empresário.

As perspectivas de negócio divulgadas ontem por Battistella assemelham-se às divulgadas em novembro do ano passado pelos proprietários do Frinal, quando anunciaram parceria com a chinesa Sun Lee Investments, braço comercial do grupo Shiyan Yunlihong. O acordo, no entanto, segundo com a assessoria de imprensa de Battistella, não se concretizou. A reportagem não conseguiu contato com os antigos proprietários do Frinal.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Sagri lança programa 'Boi Orgânico do Pará'

A Secretaria Estadual de Agricultura lança nesta segunda-feira (15), durante o seminário “Legisla&cc...

Veja mais
Preços registram queda de 15% em Minas em abril

Aumento do abate e redução dos custos de produção provocam o recuo.O aumento do abate de su&...

Veja mais
Fiscalização de carnes vendidas no País

Podridão sanitáriaComo a omissão e a conivência de médicos veterinários, ao n&a...

Veja mais
Demanda interna e sanção reduzem preço dos suínos

Os produtores e a indústria de suínos do Brasil tiveram um mês de março pouco animador. Com a...

Veja mais
Carne mais barata garante churrasco

A carne de panela e as do churrasco do fim de semana estão mais baratas para o consumidor desde o início d...

Veja mais
Japão importou 23% menos carne bovina em fevereiro

Segundo informações divulgadas pelo Meat and Livestock Australia (MLA), as importações de ca...

Veja mais
Custos de produção de frangos e suínos caem

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos caíram respectivamente 4,91% e 4,97% e...

Veja mais
Exportação de suínos para a Rússia aumenta 95%

SÃO PAULO - As exportações  brasileiras de carne suína para o mercado russo somaram 31....

Veja mais
Preço do quilo do suíno vivo vai subir

O preço do quilo do suíno vivo deve apresentar alta nas próximas semanas, prevê a Associa&cce...

Veja mais