Sagri lança programa 'Boi Orgânico do Pará'

Leia em 2min 10s

A Secretaria Estadual de Agricultura lança nesta segunda-feira (15), durante o seminário “Legislação e Procedimentos de Certificação de Produtos Orgânicos”, na sede da Federação da Agricultura do Pará (Faepa), o programa “Boi Orgânico do Parà”, que vai implantar metodologias validadas pela legislação brasileira e pelas normas internacionais para auxiliar os pecuaristas paraenses no processo de certificação orgânica.

O projeto também pretende fortalecer um dos sete resultados do Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC Estadual), no que se refere à Ampliação de Sistemas Orgânicos de Produção e Valoração do Extrativismo Sustentável Orgânico. “O programa pretende implementar a cadeia produtiva de carne orgânica, melhorando a qualidade do rebanho e contribuindo para a criação de mecanismos que aumentem a lucratividade do pequeno e médio produtor rural, aproveitando as características agroecológicas já há muito incorporadas no cenário produtivo paraense”, informa o secretário da Sagri, Hildegardo Nunes.

Ao lançar o programa, a Sagri busca ainda potencializar o cenário otimista do rebanho paraense a partir da nova classificação de status sanitário do Pará, como livre de aftosa. Com a nova classificação, o rebanho ganha novas aberturas nos centros de consumo nacional e internacional. Hoje o Pará é destaque na produção de carne, sendo o maior exportador de carne de boi em pé e quinto maior rebanho comercial do país. “Diante destes fatores, aliado à forma ecológica de produção animal que o estado já dispõe tradicionalmente, fica evidente o grande favorecimento do Pará em se tornar um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina e bubalina com certificação orgânica”, diz otimista o titular da Sagri.

O evento, com início às 8 horas, tem o apoio do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além da Faepa. A organização é da empresa Alimento Seguro. “Nosso objetivo é cada vez mais garantir um produto saudável e de qualidade na mesa do paraense, a partir de uma agricultura que tem a sustentabilidade como princípio”, reforça Hildegardo, que fará a abertura do evento, juntamente com outros dirigentes de órgãos e de entidades parceiros.

Além do lançamento do programa “Boi Orgânico”, também será realizado paralelo ao Seminário, o I Workshop de Certificação Orgânica do Pará, com debates e atividades envolvendo temas como mercado mundial de produtos orgânicos, estudo de casos, programa ABC, linhas de crédito para a agricultura sustentável, Programa Municípios Verdes e certificação de produtos orgânicos.O workshop vai ocorrer somente no dia 15, de 9 às 18 horas, com a participação de profissionais das áreas agrária e do agronegócio, produtores rurais,cooperativas, associações e estudantes.



Veículo: Diário do Pará


Veja também

Battistella adquire Frinal e quer aumentar exportações

Nova gestão do frigorífico prevê elevar produção e vendas externasO empresário ...

Veja mais
Preços registram queda de 15% em Minas em abril

Aumento do abate e redução dos custos de produção provocam o recuo.O aumento do abate de su&...

Veja mais
Fiscalização de carnes vendidas no País

Podridão sanitáriaComo a omissão e a conivência de médicos veterinários, ao n&a...

Veja mais
Demanda interna e sanção reduzem preço dos suínos

Os produtores e a indústria de suínos do Brasil tiveram um mês de março pouco animador. Com a...

Veja mais
Carne mais barata garante churrasco

A carne de panela e as do churrasco do fim de semana estão mais baratas para o consumidor desde o início d...

Veja mais
Japão importou 23% menos carne bovina em fevereiro

Segundo informações divulgadas pelo Meat and Livestock Australia (MLA), as importações de ca...

Veja mais
Custos de produção de frangos e suínos caem

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos caíram respectivamente 4,91% e 4,97% e...

Veja mais
Exportação de suínos para a Rússia aumenta 95%

SÃO PAULO - As exportações  brasileiras de carne suína para o mercado russo somaram 31....

Veja mais
Preço do quilo do suíno vivo vai subir

O preço do quilo do suíno vivo deve apresentar alta nas próximas semanas, prevê a Associa&cce...

Veja mais