A imagem da família à mesa, ansiosa, esperando pelo peru de Natal, ave mais tradicional da ceia, está cada ano mais distante da realidade dos brasileiros que pretendem economizar. Estudo da Dunnhumby, empresa especialista em ciência do consumidor, aponta que, de 2013 para 2015, caiu de 75% para 62% o número de famílias que mantém a ceia em sua forma tradicional, com o peru como prato principal. Em contrapartida, pulou de 7% para 11% aqueles que não pretendem fazer nada no Natal. Bacalhoada, churrasco ou mesmo a comida do dia a dia têm tomado a mesa do brasileiro durante esse período. De olho nessa mudança do comportamento, redes varejistas apostam em aves mais baratas, que devem vender até 20% a mais neste fim de ano.
A mudança na mesa se deve, principalmente, porque o peru não é item essencial no cardápio de 69% da população, segundo a Dunnhumby. Já a necessidade de economizar deve levar 42% a optar pelo frango, por ser mais barato. Ainda de acordo com o levantamento, 89% dos entrevistados pretendem fazer a ceia de Natal neste ano. Mas, para 38%, a celebração deve ser menos farta do que a do ano passado. Apenas 5% afirmam que pretendem gastar mais neste Natal.
Apesar do preço ser apontado como um dos responsáveis pela mudança no cardápio, o quilo do peru neste ano permanece praticamente o mesmo de 2014. É possível encontrar essa ave em supermercados de Sorocaba ao custo aproximado de R$ 13,90kg. Esse é o mesmo preço cobrado pelo quilo do chester, outra ave consumida na ceia de Natal. Ainda assim, para os consumidores, frango, tender e pernil são alternativas mais em conta.
Veículo: Site Cruzeiro do Sul