O governo do Paraná reduziu de 12% para 6% a alíquota de ICMS na comercialização estadual e interestadual de suínos vivos. A medida tem caráter temporário e foi tomada pelo governador Beto Richa por meio de decreto assinado na terça-feira (12).
O objetivo é oferecer competitividade aos suinocultores independentes do estado. Segundo a assessoria do governo, os produtores estão perdendo mercado para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já reduziram a alíquota para aliviar o setor dos impactos da elevação do custo de produção com a alta acentuada no preço do milho, principal insumo para a suinocultura.
Com a queda da alíquota de ICMS, também para 6%, Rio Grande do Sul e Santa Catarina elevaram a entrada de suínos vivos no Paraná, com consequente queda nos preços pagos ao produtor paranaense.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, informou em comunicado divulgado ontem que a medida vai valer enquanto essa mesma redução vigorar nos dois outros estados do Sul.
Veículo: Jornal DCI