Exportações do produto cresceram 13% no primeiro semestre de 2016, quando comparadas com 2015.
A carne de frango é a mais exportada do Brasil- passando a carne bovina- e está presente em um total de 158 países do mundo. O maior consumidor do frango brasileiro atualmente é a Arábia Saudita, que detém 17% das nossas exportações, seguida pela China, com 11,5%.
O Brasil também é o maior exportador mundial de frango, tendo embarcado quatro milhões de toneladas do produto no último ano. Os Estados Unidos são o segundo maior exportador deste tipo de carne, exportando três mihões de toneladas no mesmo período.
Somente no primeiro semestre de 2016, o Brasil já exportou 2,22 milhões de toneladas da carne- 276 mil toneladas a mais que em relação a 2015. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal, os bons números do início do ano garantiram um aumento de 13% das exportações quando comparadas ao primeiro semestre de 2015.
Comparativamente, a carne bovina exportou 736 mil toneladas no mesmo período.
Na produção, o Brasil só perde para os Estados Unidos, que produziu no último ano 18 milhões de toneladas de frango contra 13 milhões de toneladas brasileiras.
Faturamento alto
O faturamento das granjas brasileiras ultrapassou os R$ 50 bilhões de reais nos últimos quatro anos. Além do bom resultado no faturamento e nas exportações, a produção de carne de frango movimenta outras áreas do agronegócio como a produção de milho e soja, que são usados para alimentação dos animais nas granjas. Essa cadeia produtiva gera 3,5 milhões de emprego no Brasil.
Veículo: Globo Rural