O potencial da carne suína será reforçado para os consumidores de todo o país a partir do dia 26 de setembro, data em que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lança a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), em São Paulo. A campanha deste ano de valorização da proteína abrange redes que correspondem a aproximadamente 10% do faturamento geral do varejo alimentício do país. O lançamento será realizado em São Paulo (SP) e reunirá autoridades, lideranças, produtores, parceiros e varejistas de todo o Brasil.
Durante o evento, estarão presentes representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), do Sebrae, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além dos dirigentes das redes participantes – GPA, St. Marche, Oba Hortifruti e Comper. A ABCS ainda apresentará a estratégia da SNCS e o foco das campanhas das bandeiras.
Com foco em varejo, o lançamento da SNCS também contará com a palestra "Varejo: Transformações, oportunidades, tendências e inovações", do especialista em varejo com mais de 20 anos de atuação e autor do blog Falando de Varejo, Caio Camargo. Ele apresentará as transformações do mercado e seus desdobramentos no comportamento do consumidor, além de apresentar cases nacionais e internacionais com as principais tendências do setor.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, acredita que o trabalho estratégico que a ABCS e seus parceiros desenvolvem em todo o Brasil é a razão pela qual a SNCS tem um bom crescimento, ano após ano e se mostra otimista com a edição de 2017. "Esta campanha é uma das maiores colaborações da ABCS para a suinocultura brasileira. Por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura, nós conseguimos realizar uma ação que impacta de forma favorável a economia do varejo, trazendo assim mais oportunidades para todos os elos da nossa cadeia", esclarece.
O evento de lançamento tem como público-alvo afiliadas da ABCS, redes de varejo participantes, colaboradores do FNDS e parceiros institucionais.
SNCS 2017 expande atuação no varejo brasileiro
Além da parceria com GPA, nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que participam do projeto há cinco anos, agora a maior vitrine da carne suína tem também o apoio das redes St. Marche, Oba Hortifruti e Comper, marcando presença em 589 lojas distribuídas em 18 estados brasileiros. Desta forma, a campanha atinge um público diversificado, compreendendo as classes de A à C, e garante a inserção da proteína em segmentações como hortifrúti, supermercados de luxo e grandes redes de varejo.
Com o objetivo de preparar os colaboradores para melhor apresentar o produto para o cliente, com informações e respostas embasadas para as possíveis dúvidas em relação ao consumo de carne suína, as redes participantes, juntamente com a ABCS, realizaram treinamentos formativos e motivacionais, entre eles cursos de cortes, estratégias de vendas para promotores e oficinas gastronômicas.
A ideia principal da SNCS é educar os consumidores sobre os aspectos nutricionais, qualidade e saudabilidade da proteína mais consumida no mundo, que, além de saborosa, pode ser versátil e funcional, a fim de inserir a carne suína no dia a dia dos brasileiros. As campanhas de cada bandeira poderão ser conferidas nas lojas durante o período do dia 26 de setembro a 12 de outubro.
Fonte: Suíno Cultura Industrial