O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) registrou, em junho, a menor elevação no custo de vida na capital paulista desde fevereiro de 2009. O Índice do Custo de Vida (ICV) teve aumento de 0,02% no mês passado, o que representa uma queda de 0,13 ponto percentual ao verificado em maio (0,15%).
Os itens que mais contribuíram para o resultado de junho foram alimentação e transporte, que tiveram redução de 0,85% e 0,45%, respectivamente. No item alimentação, a redução foi influenciada pela queda nos valores dos produtos in natura (1,56%) e dos industrializados (0,67%). Alimentação fora do domicílio foi o único subgrupo com alta, crescimento de 0,36%.
A queda de 5,38% no preço do álcool influenciou a redução dos custos relacionados ao transporte. Os maiores aumentos de preço ocorreram nos grupos habitação (0,98%) e despesas pessoais (2,88%). O reajuste de 4,70% na mão de obra da construção civil elevou os custos da conservação dos domicílios e, consequentemente, os relativos à habitação. O grupo de despesas pessoais foi influenciado pela alta de 6,46% no preço do cigarro.
Veículo: DCI