Custos de Alimentação declinaram 1,19 % em julho, ante baixa de 1,32 % em junho.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu 0,21 por cento em julho, a mesma queda de junho e acima do recuo de 0,14 por cento na terceira prévia do mês passado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 2.
Analistas consultados pela Reuters previam recuo de 0,12 por cento, segundo a mediana de 10 respostas que ficaram entre baixa de 0,04 e 0,21 por cento.
"Nesta apuração, cinco das sete classes de despesa componentes do IPC-S registraram recuos em suas taxas de variação", disse a FGV em nota.
Os custos do grupo Alimentação declinaram 1,19 por cento em julho, ante baixa de 1,32 por cento em junho, em razão, sobretudo, da aceleração da queda do item Hortaliças e legumes, para 8,84 por cento.
Os de Vestuário caíram 0,70 por cento, após subirem 0,71 por cento no mês anterior. Os de Educação tiveram recuo de 0,10 por cento em julho, seguindo a variação positiva de 0,01 por cento em junho.
Já os preços de Transportes passaram para alta de 0,15 por cento nesta leitura, contra queda de 0,21 por cento na anterior.
As maiores quedas individuais de preços em julho foram de batata-inglesa, tomate, leite longa vida, mamão papaia e pimentão. As principais altas foram de alho, cigarro, tarifa de energia elétrica, aluguel residencial e manga.
O IPC-S acumula alta de 3,42 por cento no ano e de 4,36 por cento nos últimos 12 meses.
Veículo: Diário do Comércio - SP