O acesso das famílias brasileiras a bens duráveis -produtos como automóveis, geladeiras, e máquinas de lavar- cresceu de 2008 a 2009. É o que mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem comemora são as empresas do varejo que comercializam esses tipos de produto, como as redes do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, além de Magazine Luiza e Casas Bahia, por exemplo.
De acordo com o instituto, em um universo estimado em 58,5 milhões de domicílios, a fatia de residências que possuem carro aumentou de 36,4% para 37,4% de 2008 para 2009, totalizando 21,9 milhões de domicílios com carro. Já a fatia de residências com motocicleta cresceu de forma mais intensa, de 14,7% para 16,2% no período, ou 9,4 milhões de unidades domiciliares.
No caso de geladeiras, o percentual de domicílios com este produto subiu de 92,1% para 93,4% de 2008 para 2009, totalizando 54,7 milhões de residências. A penetração de máquinas de lavar roupa nos lares brasileiros em 2009 também mostrou avanço, e a fatia de domicílios que têm este produto saltou de 41,5% para 44,3% no mesmo período, somando 25,9 milhões.
A pesquisa também mostrou aumento da participação de moradias com televisão, de 95,1% para 95,7% no período, ou 56 milhões de residências. Desde 2008, o IBGE também investiga o avanço do DVD nas residências brasileiras. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostrou que, de 2008 a 2009, o percentual de lares com este aparelho subiu de 69,4% a 72%, totalizando 42,1 milhões de moradias.
Veículo: DCI