O índice da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mede a confiança do consumidor brasileiro alcançou a marca recorde de 155 pontos em agosto, superando os 150 pontos registrados em abril e maio deste ano. O resultado corresponde a um incremento de 11 pontos sobre o índice de julho (144 pontos). Na comparação com igual período do ano passado, a alta foi de 27 pontos.
Em nota, o presidente da ACSP, Alencar Burti, afirma que o resultado indica boas vendas do comércio nos últimos quatro meses do ano. "O resultado de agosto não foi diferente do que vinha ocorrendo com o ânimo do consumidor nos meses anteriores", comentou. O índice varia de zero a 200 pontos, sendo que a leitura acima de 100 pontos indica otimismo dos consumidores.
O levantamento de agosto mostra maior otimismo nas regiões Norte e Centro-Oeste, que registraram a marca máxima de 200 pontos. Na sequência, aparece a região Sul, com 163 pontos em agosto. A região Sudeste marcou 159 pontos, acima dos 130 pontos do Nordeste. De acordo com o estudo, o número de consumidores mais dispostos a comprar eletrodomésticos somou 46% dos entrevistados, ante 44% de julho.
A ACSP ainda mostra que o índice que mede o otimismo na classe C subiu de 151 para 164 pontos entre julho e agosto, liderando a confiança entre as camadas sociais pesquisadas. Na mesma base de comparação, os participantes que se sentem mais confiantes no emprego avançaram de 40% para 42% do total.
"Resumidamente, o consumidor está no auge do seu otimismo, se preparando para o final de ano, que tudo indica será bastante favorável para as vendas em geral", avalia a entidade. A pesquisa envolve mil entrevistas domiciliares por mês em 9 regiões metropolitanas e 70 cidades do interior brasileiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Veículo: Valor Econômico