O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Paraná (ICEI-PR) caiu 8,5 pontos no terceiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007, informou, ontem, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O ICEI-PR registrou, em julho, agosto e setembro, 50,4 pontos, o menor desde o segundo trimestre de 2006. O Índice de Confiança do Empresário Industrial é composto pelo Índice de Condições Atuais, que atingiu 49,9 pontos, e pelo Índice de Expectativas no Futuro Próximo, que apresentou 50,6 pontos. A redução do ICEI-PR é decorrente da queda no Índice de Expectativas no Futuro, que no trimestre passado foi de 58,9 pontos.
"A expectativa do empresariado industrial paranaense quanto ao desempenho de suas empresas nos próximos seis meses caiu 8,3 pontos em relação ao trimestre passado", disse o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt. "O motivo para esta redução da confiança é a crise financeira internacional, que se agravou em setembro."
O empresário industrial paranaense, no entanto, faz pior avaliação das condições atuais da economia brasileira e das expectativas da economia para o futuro próximo: o índice da percepção do desempenho atual da economia caiu para 43,8 pontos, e o futuro para 45,9 pontos. "O indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhores condições ou expectativas positivas", explica Schmitt.
No Paraná, foram ouvidas indústrias de todos os portes, segmentos e regiões do Estado. A menor confiança é registrada por industriais de empresas médias (47 pontos). O ICEI-PR é de 50,3 pontos para grandes indústrias e de 53,7 pontos para pequenas indústrias.
Veículo: DCI