Preços ao consumidor recuam em São Paulo, mostra Fipe

Leia em 2min 30s

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Antonio Evaldo Comune, decidiu ontem manter a estimativa de 0,25% para a taxa de inflação de julho na cidade de São Paulo. Ele afirmou que a manutenção da expectativa está ligada ao cenário atual favorável retratado pelo indicador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) , que, na terceira quadrissemana do mês, registrou uma leve desaceleração da inflação, na comparação com a taxa do levantamento imediatamente anterior.

 

Segundo a Fipe, o IPC apresentou variação positiva de 0,26% na terceira quadrissemana de julho ante alta de 0,27% observada na segunda leitura do mesmo mês. Entre os grupos pesquisados, o maior destaque, de acordo com Comune, ficou por conta da alimentação, cuja alta, de 0,11%, foi menos intensa que a de 0,15% da pesquisa anterior. "A alimentação não subiu tanto quanto estávamos esperando", disse ele, que trabalha com uma expectativa de o grupo fechar o mês com elevação de 0,23%.

 

Para o coordenador do IPC, a alta mais branda que a esperada para a alimentação ajudou a compensar a aceleração na elevação dos preços médios do grupo transportes. Entre a segunda e a terceira quadrissemana de julho, o avanço do grupo passou de 0,17% para 0,26%, por conta dos preços dos combustíveis, especialmente o do etanol, cuja elevação passou de 5,66% para 6,39%.

 

Outro destaque do indicador da Fipe foi a habitação. A alta do grupo passou de 0,25% para 0,32% e respondeu por 0,10 ponto percentual da taxa geral do IPC, bem mais do que as participações dos transportes (de 0,05 ponto percentual) e da alimentação (de 0,03 ponto percentual). Segundo Comune, o avanço da habitação está ligado às altas captadas pelo índice nos preços dos itens energia elétrica (0,45%), aluguel de casa com um dormitório (0,80%) e condomínio (0,94%).

 

O grupo despesas pessoais, com elevação de 0,61%, também trouxe contribuição de alta importante para a taxa do IPC na terceira quadrissemana (de 0,07 ponto percentual). Ela já foi inferior, no entanto, à da segunda quadrissemana, quando o grupo subiu 0,77% e representou 0,09 ponto percentual da taxa de 0,27%. Conforme análise de Comune, este movimento tem ligação com o comportamento do item viagens (excursão), cuja alta foi de 1,88%.

 

O coordenador do IPC trabalha com uma estimativa de elevação de 0,58% para as despesas pessoais no encerramento de julho. Para a habitação, a expectativa da Fipe é de uma alta de 0,37% e, para transportes, a previsão é de um avanço de 0,28%.

 

Um grupo que já está a ajudar a inflação e tende a permanecer aliviando o IPC é o de vestuário, que mostrou queda de 0,60% e contribuição de recuo de 0,04 ponto percentual na taxa geral do indicador da Fipe na terceira quadrissemana deste mês.

 

Veículo: DCI


Veja também

Comércio fica fora de agenda do encontro entre Dilma e Cristina

Relações externas: Presidentes de Brasil e Argentina querem usar visita para passar imagem de harmonia &n...

Veja mais
Entrada recorde de dólares anula efeito de medidas do BC

Impostos freiam aplicações no setor financeiro, mas investimentos produtivos crescem 170% no semestre &nb...

Veja mais
Confiança do consumidor chega a patamar recorde no mês

A confiança do consumidor atingiu nível recorde em julho. É o que revelou ontem a Fundaç&ati...

Veja mais
Consumidores optam por linhas mais caras para quitar dívidas

Os consumidores optam por linhas de empréstimos mais caras e de fácil acesso para quitar dívidas e ...

Veja mais
Dilma afirma que Brasil ainda tem de tirar "um Chile da miséria"

Presidente diz que vai combater a inflação sem paralisar o país   A presidente Dilma Roussef...

Veja mais
Indústria investe em design contra produto importado

Entidades de classe dos setores mais prejudicados pela enxurrada de importações, principalmente chinesas, ...

Veja mais
Segmentos do varejo mantêm otimismo para o Dia dos Pais

Mesmo endividado, o consumidor brasileiro leva players do setor varejista a esperarem altas que variam de 12% a 50% do v...

Veja mais
Projeto de integração digital do Mercosul entra em nova fase

Iniciado há dois anos para promover o comércio eletrônico entre as empresas do Brasil, da Argentina,...

Veja mais
Consumidor busca empréstimo caro para rolar dívida

O descontrole nos pagamentos faz com que os endividados recorram ao cheque especial e cartão de crédito &...

Veja mais