Segmentos do varejo mantêm otimismo para o Dia dos Pais

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Mesmo endividado, o consumidor brasileiro leva players do setor varejista a esperarem altas que variam de 12% a 50% do volume de vendas, em relação ao Dia dos Pais. Com projeções superiores às do ano passado, tido como o melhor da década, hipermercados, shopping centers e comerciantes on-line ostentam promoções e estratégias comerciais voltadas ao segundo domingo de agosto, quando se comemora a data.

 

A expectativa mais alta é a do grupo Walmart, que aposta em crescimento de até 50% do e-commerce - a empresa criou uma área exclusiva para a ocasião em seu hotsite. No varejo tradicional, a companhia espera incremento de 20%, algo similar à expectativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) quanto ao seu braço de hipermercados, o Extra, no qual se destacam as áreas de telefonia (30%) e têxtil (25%).

 

Na concepção das duas empresas, os produtos tecnológicos figuram entre as principais tendências de consumo para o Dia dos Pais. E no portfólio em questão, o notebook é a mercadoria mais procurada, como esclareceu o gerente Comercial de Informática do Extra, Marcos Betelli, que espera aumento de 20% na venda de itens do segmento.

 

"Haverá bastantes promoções, como: compre um notebook e leve uma multifuncional", contou o gerente. E algumas mercadorias terão preços inferiores ao tíquete médio da sessão de informática (R$ 1.300), na qual há lançamentos trimestrais de computadores portáteis. "Haverá produtos mais baratos do que R$ 1.000", disse Betelli, tendo em vista que o volume de vendas pode compensar o desconto.

 

No Walmart, a meta é elevar as vendas em 35% no setor de informática. Durante a sazonalidade do Dia dos Pais, os 200 mil notebooks oferecidos nas unidades da rede representam 60% de toda a atividade comercial da área de tecnologia. A estratégia da companhia é oferecê-los com configurações avançadas e preços competitivos.

 

"Os produtos eletrônicos e de informática costumam chamar muito a atenção nesse período", afirmou o professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em tendências de consumo, Nelson Barrizzelli. "Há uma tendência de este Dia dos Pais ser melhor [do que o do ano passado], o único empecilho pode ser o nível de endividamento do consumidor", observou. Atualmente, 63,5% das famílias brasileiras estão endividadas.

 

Para a assessora econômica Fernanda Della Rosa, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio), "ainda há uma capacidade das famílias para fazer novas dívidas". No estado paulista, 47% dos núcleos familiares estão endividados, segundo a economista. Além disso, apesar de o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ter caído, "a queda não foi significativa".

 

"Embora haja medidas de restrição ao crédito, elas não chegam a frear o consumo. A capacidade de endividamento, a geração de emprego e renda e a facilitação do parcelamento favorecem a atividade comercial no Dia dos Pais", analisou Fernanda. A Fecomércio estima que as vendas relativas à data terão alta de 3% a 4%, na comparação com 2010. Naquele ano, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) esperava alta de 10%, um recorde.

 

Shopping centers

 

No ramo dos centros de compras, a expectativa de vendas é menor, pelo menos no Shopping Center D, na zona norte da capital de São Paulo, e no Grand Plaza Shopping, estabelecido no ABC Paulista, nos quais se espera, com promoções, ver um crescimento de 12% e 10%, respectivamente, da atividade comercial relativa à comemoração do segundo domingo de agosto.

 

O Shopping D irá sortear entre os clientes uma moto modelo Harley-Davidson 883 R. "É uma promoção que visa a reforçar nossa estratégia de estabelecer com o público experiências de relacionamento cada vez mais diferenciadas e surpreendentes", explicou o superintendente do shopping, Antônio Mascarenhas.

 

Já no Grand Plaza Shopping, os administradores lançarão, na próxima quinta-feira (28), uma campanha publicitária com o tema "No Dia dos Pais, dê presentes que revelam todo o seu amor". A comunicação será veiculada em outdoors, frontlights e jornais.

 

E-commerce

 

Nas prateleiras eletrônicas, uma empresa especializada em equipamentos de telecomunicações, eletrônicos e de segurança, a Eletrônica Santana, está otimista quanto ao Dia dos Pais. "A expectativa é de até 22% de crescimento das vendas em relação ao ano passado", acredita o diretor Comercial da companhia, Rubens Branchini Martins.

 

Dentre os oito mil produtos que comercializa, a loja virtual destaca artigos tecnológicos, como acessórios para home theater, sistemas de som, poltronas massageadoras e televisões portáteis (de bolso). Estas seriam mercadorias mais adequadas para se vender na data comemorativa.

 


Veículo: DCI


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