O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que os custos e as condições para o repasse de recursos para capital de giro a empresas devem ser anunciados hoje. O governo anunciou na quinta-feira medidas cujo foco é liberar recursos às empresas a fim de compensar, ao menos parcialmente, as dificuldades de acesso a linhas de crédito surgidas há pouco mais de um mês com o agravamento da crise financeira internacional. Entre essas ações está a liberação de R$ 10 bilhões pelo BNDES às companhias para que possam normalizar suas operações de fluxo de caixa.
Coutinho esteve reunido com autoridades dos governos que participam do G-20, encontro que ocorreu neste fim de semana, em São Paulo. "Há um interesse relevante das autoridades norte-americanas de terem o conhecimento mais detalhado sobre as perspectivas da economia brasileira para o curto e médio prazo", comentou.
Segundo o presidente do BNDES, o Brasil, por presidir o G-20, tem um papel preponderante para formular sugestões a organismos internacionais, entre elas a criação de instrumentos de proteção a países em desenvolvimento, que podem ser afetados pela crise financeira internacional. Coutinho, contudo, ressaltou que esses mecanismos não teriam como objetivo favorecer o Brasil e a China, pois são países em desenvolvimento que apresentam boas condições.
Veículo: DCI