Fazenda estuda redução de juros em empréstimos do BNDES e desoneração da folha salarial de mais setores
Mantega chama executivos de seis grandes bancos para discutir taxas de juros cobradas no mercado
O governo anunciará na próxima semana novas medidas para estimular a economia, incluindo uma redução das taxas de juros cobradas em empréstimos do BNDES e a desoneração da folha salarial de setores da indústria.
A informação foi transmitida ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a líderes dos partidos governistas que se reuniram com ele.
Serão reduzidos os juros dos empréstimos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES, que financia a aquisição de máquinas, ônibus e caminhões.
O governo também estuda a possibilidade de reforçar novamente o caixa do BNDES, com cerca de R$ 30 bilhões em títulos do Tesouro.
Mais oito setores da indústria devem ficar livres do recolhimento de 20% da folha salarial para a Previdência, passando a contribuir com 1% sobre o faturamento.
Representantes dos setores eletroeletrônico e de fabricantes de ônibus trataram do assunto ontem com o Ministério da Fazenda.
Mantega também se reuniu com dirigentes de seis grandes bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Santander e BTG Pactual) para discutir a redução dos juros.
Veículo: Folha de S.Paulo