Classe C gasta mais do que ganha

Leia em 2min 10s

   
De todas as classes sociais brasileiras, a única que gasta mais do que ganha é a C. Em estudo sobre consumo realizado pela consultoria Kantar Worldpanel, o segmento aparece com déficit de 2% na relação entre renda e gasto. Tanto a classe AB quanto a DE ficaram com saldo positivo nesta análise, de 1% e 4% respectivamente. "Praticamente todo mundo está gastando o que ganha, porque esses 4% da classe DE significam muito pouco", avalia a diretora comercial da consultoria no Brasil, Christine Pereira.
 
Segundo Christine, a classe C representa 41% da população brasileira, e seu endividamento colabora para a recente desaceleração do consumo. A Kantar Worldpanel considera para o estudo que a classe C ganha em média R$ 2.027,70 (renda familiar) e gasta R$ 2.060,12. Nos últimos dois anos, o segmento reduziu o número de visitas mensais a pontos de venda de varejo de 13 para 11 visitas.
 
Despesas como educação e vestuário respondem por 38% dos gastos da classe C. Na sequência, aparecem despesas fixas, como habitação, transporte e serviços públicos (33%), seguida por uma cesta de bens não duráveis (28%).
 
Enforcados – A classe C reforça o grupo de 52% das famílias que gasta mais do que ganha. Dentro do número dos que gastam mais do que ganham, 27% estão "enforcados" e 25% se mantêm relativamente equilibrados – gastando pouco a mais do que recebem, conforme o estudo. Em 2008, o percentual de famílias que estavam com gastos acima da renda era de 49%.
 
A expectativa da diretora da Kantar Worldpanel é de que a quantidade de pessoas que gastam além da renda continue acima dos 50% até o final do ano. "Há uma sofisticação do consumo do brasileiro, que está incorporando novas despesas à sua vida. À medida que houver emprego e renda, o consumo vai continuar a crescer", afirma.
 
Outra análise feita pela instituição mostra que 72% das famílias tem intenção de poupar. O número de pessoas que pensa em economizar dinheiro mais que dobrou desde 2008, quando o percentual era de 29%. Em relação à América Latina, o País também sai na frente na intenção de poupar, pois 63% do bloco afirmou que pretende economizar.
 
Metade dos brasileiros que responderam que querem poupar afirmaram que gostariam de economizar 10% da renda. Em primeiro lugar na intenção de investir, aparece a reserva para o futuro. Na sequência, vêm reformas e melhorias na casa e a compra da casa própria.
 
O levantamento foi realizado em 8,2 mil domicílios das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro e monitorou o comportamento de 27,5 mil consumidores. O resultado divulgado ontem compila informações do ano passado.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Dilma desonera 40 setores e terceirização já é reavaliada

Setores de muita mão de obra já estudam benefícios de contratar funcionáriosCom mais 25 ramo...

Veja mais
Fim de barreiras reforça integração entre latinos

A integração entre os países, por meio da ampliação das fronteiras, deve ser tratada ...

Veja mais
BC defende diminuir rotativo do cartão

Alexandre Tombini diz que pagamento mínimo deveria ser maior porque linha de crédito tem juros muito altos...

Veja mais
Energia mais barata afeta preços em vários setores

Não é só a redução nas contas de luz dos consumidores e a possibilidade de repasse de...

Veja mais
Custo da indústria cai, mas ganho pode não ser repassado

Empresários afirmam que alguns setores, como o de alumínio, estavam operando com 'margens muito apertadas'...

Veja mais
Governo terá de pagar indenização bilionária para bancar corte na conta de luz

Após meses de estudos e um anúncio em rede nacional de TV e rádio, a presidente Dilma Rousseff form...

Veja mais
Indústria comemora redução nas tarifas que diminui custo Brasil

CNI prevê repasse para os consumidoresAs empresas que fazem uso intensivo de energia apostam na reduç&atild...

Veja mais
Estados vão perder com redução do ICMS

A redução das tarifas de energia trará uma má notícia para os estados: a reduç...

Veja mais
Caos total

Comércio exterior continua refém da paralisia nas alfândegas e nas fronteiras. Quem consegue ser com...

Veja mais