As vendas do comércio varejista cresceram 5,3% em setembro ante igual do ano passado, de acordo com levantamento do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A evolução foi sustentada pela expansão das vendas nas "mesmas lojas".
A entidade também verificou um otimismo moderado por parte dos empresários que atuam neste segmento, em relação a última sondagem. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV-IDV), os players do comércio esperam que as vendas registrem alta de 7 % em outubro, 9,8% em novembro e 8,8% em dezembro, na comparação com os mesmos meses do ano passado. Vale ressaltar que o mês de dezembro é o período em que o setor vê seus índices de vendas baterem recordes devido a data sazonal: o Natal.
O presidente do IDV, Fernando de Castro, observa que os varejistas continuam apostando na expansão do setor, mesmo com o fraco desempenho da atividade econômica apresentado ao longo desses 10 meses. "A confiança do consumidor, a manutenção do elevado índice de geração de empregos no Brasil, a expansão da renda e o consumo das famílias têm impulsionado as vendas no varejo, principalmente no segmento de bens duráveis", disse.
Para o especialista, se não houver mudanças no atual cenário econômico, o varejo crescerá acima dos 6,7% visto em 2011. " Salvo algum desvio de rota pouco provável, estima-se que o varejo apresente taxas de crescimentos acima das registradas no ano passado", avaliou.
Veículo: DCI