Reportagem afirma que elevação dos custos foi uma das motivações dos protestos no país
O New York Times destacou o alto custo de vida do Brasil, na comparação com o resto do mundo, afirmando que a subida de preços é uma das causas para os protestos que ocorreram no país em junho.
Segundo o jornal, os brasileiros tem que conviver com o aumento de preço dos produtos. Um Galaxy S4, smartphone da Samsung, pode custar o dobro no Brasil do que nos EUA, afirma a reportagem. O jornal cita outros exemplos de como o custo de vida aqui é mais caro: um imóvel é mais barato em Oslo, na Noruega, do que no Rio de Janeiro.
Quem mora capital fluminense ou em São Paulo tem um gasto muito maior com transporte do que as populações de Paris ou Nova York, afirma o New York Times.
A reportagem publicada na segunda-feira avalia que a economia do Brasil passa por um período de crescimento mais lento.Mesmo com grandes projetos de estímulo econômico e com a inflação na casa dos 6,4% (resultado do IPCA-15, no acumulado em 12 meses), o espectro da “estagflação” (crescimento baixo e inflação alta) ronda a economia, afirma o jornal.
Um dos economistas entrevistados na reportagem chega a afirmar que o país está a beira da recessão. Os impostos são a causa apontada pela matéria para explicar esse cenário. Mesmo assim, o jornal destaca o crescimento dos salários e o aumento da renda per capita.
Veículo: Diário Catarinense