A propensão ao consumo do paulistano subiu 1,9% em junho ante o mês anterior, segundo índice da FercomercioSP. Essa foi a primeira alta após cinco retrações seguidas.
O indicador, que varia de 0 a 200, ficou em 130,6 pontos -- acima de 100 significa que a população está satisfeita.
Apesar da expansão, o cenário de inflação acelerada e pouco crescimento mantém o consumidor cauteloso, segundo Guilherme Dietze, assessor econômico da entidade.
"O aumento representa mais um ajuste de satisfação dos paulistanos do que uma recuperação econômica das famílias, pois ainda há uma tendência negativa", diz.
Em relação ao ano passado, junho apresentou uma queda de 6%. No geral, o segundo trimestre de 2013 teve uma média de 129 pontos, contra 134 do primeiro e 141 do mesmo período de 2012.
Todos os itens que compõem o indicador tiveram variações positivas em junho, exceto o de expectativa de crescimento profissional (-3,8%).
Veículo: Folha de S. Paulo