Faltando 12 dias para as comemorações do Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) acredita que o comércio varejista no Grande Recife deve crescer 6% este ano. O índice, inclusive, supera a média nacional para a data prevista pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de 6%, menor expansão nos últimos três anos.
Para a CNDL, os impactos que a retração na geração de empregos e que a queda da renda da população vem causarando nos últimos meses explicam as expectativas desanimadoras. Apesar do cenário econômico nacional desfavorável, onde o fantasma da inflação voltou a assustar a economia brasileira, a CDL Recife aposta no bom momento econômico de Pernambuco para crer nas previsões animadoras.
“Pernambuco mantém um diferencial em relação ao restante do Brasil, em razão da taxa de desemprego e da renda que se mantem em níveis estáveis, fato comprovado pelos resultados da atividade econômica do estado estarem sempre acima do país”, explica Hugo Phillippsen, superintendente da CDL Recife.
Segundo o órgão, mesmo com a boa estimativa local, o Dia dos Pais tradicionalmente não é visto pelo comércio varejista como uma data de grandes gastos e faturamento elevado, a exemplo do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. Neste período os presentes mais procurados pelos consumidores são os itens de vestuário, perfumaria, calçados, eletrônicos e bebidas.
Veículo: Diário de Pernambuco